dome_of_the_rock_2

Como visitar o Monte do Templo e o Domo da Rocha? Visita imperdível em Jerusálem

Visitar o Monte do Templo e o Domo da Rocha, um dos locais muçulmanos mais importantes do mundo, e um dos lugares mais visitados de Israel, requer um certo planejamento no seu roteiro por Jerusálem, principalmente se você não for muçulmano, que é o nosso caso. O Monte do Templo tem um horário de funcionamento restrito e uma segurança bem rígida. Então segue aí nossas dicas de como você conseguir visitar o Domo da Rocha, este extraordinário lugar, durante sua passagem por Jerusálem.


Qual a história do Domo da Rocha?

O Domo da Rocha, que terminou de ser construído em 692 DC, é o terceiro local mais sagrado do Islã depois de Meca e Medina. O Domo da Rocha foi construída no topo do Monte do Templo na Cidade Velha de Jerusálem. A estrutura foi restaurada várias vezes ao longo dos anos, até que em 1998, o rei da Jordânia Hussein II doou 80 quilos de ouro para revestir a cúpula do Domo da Rocha.

A Pedra Fundamental está presente no centro do santuário, e de acordo com a tradição judaica, dentro do templo, há a rocha onde teria sido o altar que Abrãao ofereceu seu filho Isaque como sacrifício. Na tradição muçulmana, é aqui que o profeta Maomé ascendeu aos céus.

Desenho da estrutura do Domo da Rocha. Fonte: Ritmeyer.com
Desenho da estrutura do Domo da Rocha. Fonte: Ritmeyer.com

Visitantes não muçulmanos podem visitar o Domo da Rocha?

Visitantes que não sejam muçulmanos podem entrar no Monte do Templo, passear pelo santuário, chegar pertinho do Domo da Rocha, mas não pode entrar nos templos, nem no Domo da Rocha e nem no Templo de Al Aqsa.

Mesquita de Al-Aqsa no Monte do Templo
Mesquita de Al-Aqsa no Monte do Templo

 

Contrate o Seguro Viagem e viaje sem preocupação para Israel. Compare seu seguro com as melhores operadores do mercado e tenha 5% de desconto com o cupom DECOLAGEM5.

 

Como chegar ao Domo da Rocha?

O Monte do Templo pode ser acessado por 11 portões na Cidade Velha de Jerusalém, mas os turistas e não-muçulmanos só podem ter acesso pelo Portão Marroquino, conhecido como Portão Mugrabi. Este portão está localizado perto do Muro das Lamentações, onde é possível ver toda a passarela de madeira que dá acesso ao portão de entrada.

Entrada do Monte do Templo. Fonte: Marc Israe Sellem/The Jerusalem Post
Passarela para entrada do Monte do Templo. Fonte: Marc Israe Sellem/The Jerusalem Post

Como devemos nos vestir para visitar o Domo da Rocha? O que usar?

Assim como a maioria dos locais sagrados de Israel, principalmente em Jerusálem, os visitantes devem se vestir de forma recatada. Os homens devem estar vestindo calça e camisa de manga, e as mulheres devem ter as pernas, pesçoco e braços para garantir a segurança. Como dica, leve um xale ou canga de praia. As vezes, mesmo você seguinto esse código de vestimenta, você pode ser abordado pela segurança. Por exemplo, minha cunhada, apesar de estar usando calça jeans, foi abordada educadamente e foi disponibizada para ela uma saia grátis, pois acharam de alguma forma que aquela calça não estava apropriada.

Domo da Rocha, no Monte do Templo
Domo da Rocha, no Monte do Templo

Como devemos nos comportar dentro do Monte do Templo?

É proibido qualquer oração cristã ou judaica. Respeite os guardas de segurança e não tire fotos deles. Enquanto estávamos visitando o templo, uma turista se ajoelhou na porta do templo, o que foi considerado uma ofensa e rapidamente a polícia local a levou presa. Então, mantenham o máximo de respeito e nada de fotos exageradas ou algo que possa ser considerado como uma ofensa. Existem guardas de segurança em todo o Monte do Templo, todos armados. Não tire fotos deles caso queira passar vergonha, pois você será obrigado a deletar as imagens da sua câmera. Lembre-se de que este é um local sagrado, por isso é essencial manter o respeito.

Note que no fim da escada há um grupo de seguranças observando o comportamento dos turistas
No fim da escada há um segurança sentado observando o comportamento dos turistas

O que levar e o que não levar na visita ao Domo da Rocha?

Levar seu passaporte é essencial. Certifique-se de que não esteja carregando nada que possa ser considerado uma arma. É proibido também entrar com qualquer objeto judeu ou cristão, como livro de orações, bandeiras, terços, crucifixos ou outros objetos religiosos. A dica é deixar para comprar os souvenirs ou lembrancinhas no Bairro Judeu depois da visita ao Monte do Templo. A segurança é bantante rigorosa na entrada do Monte do Templo, com verificações dos documentos pessoais, revista rigorosa da mochilas e bolsas, além da máquina de raio-x. Os seguranças ainda poderão questioná-lo sobre suas intenções para a visita.

Domo da Rocha
Domo da Rocha

Qual o preço para visitar o Monte do Templo?

A entrada é gratuita, mas o horário de visitação é bem curto para os turistas e não muçulmanos.

 



Booking.com

 

 

Qual o horário de visitas ao Monte do Templo para os não muçulmanos?

Os horários de entrada são bem restritos para turistas e não muçulmanos. Segue o horário possível para a visitação:

No Verão: De Domingo a Quinta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 14h30
No Inverno: De domingo a Quinta das 7h30 às 10h30 e das 12h30 às 13h30

O Monte do Templo está fechado para turistas às sextas-feiras, sábados e durante os feriados muçulmanos. Lembrando que a segurança é rígida e com isso a fila anda muito devagar. Mesmo que você esteja já na fila ou bem próximo da entrada, mas der a hora de fechamento, eles irão fechar e você não conseguirá entrar. Então, chegue cedo, antes do horário de abertura para não dar viagem perdida. E por questões de segurança, é possível que o local seja fechado a qualquer momento. Por isso, tente colocar sua visita ao Monte do Templo no início de sua viagem a Jerusalém.

Domo da Rocha
Domo da Rocha

É seguro visitar o Monte do Templo?

O grande aparato de segurança nos deixou muito seguros durante nossa visita ao Monte do Templo. Os segurança e autoridades chegam rapidamente caso haja alguma agitação ou desrespeito. Passear pelo Monte do Templo foi calmo, silencioso e bem tranquilo.

Vale a pena visitar o Monte do Templo?

Sim, vale muito a pena. Ali a vida diária muçulmana está acontecendo: pessoas rezando, crianças jogando bola, grupos de jovens se encontrando. Além de conhecer um pouco da religião e cultura muçulmana, você terá a experiência de visitar o Domo da Rocha, um dos locais mais fotogênicos de Jerusalém. A cúpula dourada é vista de vários locais da cidade, principalmente quando se visita o Monte das Oliveiras, mas vê-la de pertinho é indescritível. Se nas fotos ela é belíssima, pessoalmente é muito mais.

Foto retirada no Monte das Oliveiras com o Domo da Rocha ao fundo
Foto retirada no Monte das Oliveiras com o Domo da Rocha ao fundo

 

Cúpula Dourada do Domo da Rocha vista da Igreja do Galicantu
Cúpula Dourada do Domo da Rocha vista da Igreja do Galicantu

 

Como é o interior do Domo da Rocha?

Já que os muçulmanos não podem entrar no Domo da Rocha, fica sempre aquela curiosidade: Como é o interior desse belíssimo templo? Segue algumas fotos do seu interior:

 

Pedra Fundamental, interior do Domo da Rocha. Fonte: Sacred Sites
Pedra Fundamental no interior do Domo da Rocha. Fonte: Sacred Sites

 

Interior do Domo da Rocha. Fonte: Islamic Landmarks
Interior do Domo da Rocha. Fonte: Islamic Landmarks

Gostou? compartilha no Pinterest:

wp-1601582050170.png

Compartilhe também nas outras redes sociais:

Compartilha no facebook e nos grupos de whatsapp da família e amigos utilizando os botões abaixo: