IMG_20181202_120457_075.jpg

Singapura: Guia essencial, o que você precisa saber antes de ir

Quando colocamos Singapura (ou Cingapura) no nosso roteiro do sudeste asiático não tínhamos a ideia que iríamos nos apaixonar pelo local. Imaginar que antes da colonização européia, a ilha era o local de uma vila de pescadores malaios e habitada por centenas de indígenas.

O nome Singapura vem das palavras malaias “Singa” para leão e “Pura” para cidade. Singapura é um local extremamente pequeno, com apenas 42 quilômetros de leste a oeste e 23 quilômetros de norte a sul. Com quase 5 milhões de pessoas, a cidade-estado é densamente povoada.

Singapura conseguiu criar uma sociedade multicultural e totalmente tolerante às diferenças raciais e religiosas. Singapurianos, chineses, malaios, indianos e outros imigrantes vivem em perfeita harmonia. E a culinária é um espetáculo, com uma mistura de todas essas culturas. Singapura é considerada o melhor lugar para se trabalhar, morar e se divertir na Ásia.

Gardens by the Bay
Gardens by the Bay

Segue abaixo o que você precisa saber antes de desembarcar em Singapura.

 

Documentos: Passaporte com pelo menos 6 meses de validade. Caso seu passaporte esteja rasurado, rasgado, amassado, a imigração pode rejeitar sua entrada ao país. Em algumas situações, a imigração pode solicitar a apresentação da passagem aérea de volta e outros documentos da viagem, como a comprovantes de hospedagem e de sua capacidade financeira para custear sua visita ao país. É necessário também o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.

Passaporte
Passaporte com pelo menos 6 meses de validade

Fuso horário: Singapura (GMT+8) está 11h à frente do fuso de Brasília (apenas 10h se for horário de verão no Brasil). Portanto, 8h00 da manhã em Singapura são 21h00 do dia anterior no Brasil.

Seguro Viagem: O seguro viagem para Singapura não é obrigatório, mas o custo de atendimento no país é elevado. Por isso, não vale o risco viajar sem um seguro de viagem.

Aproveite e cote seu seguro com o melhor comparador do mercado. Escolha o plano que mais se adequa a sua realidade e ainda ganhe 5% de desconto com o cupom DECOLAGEM5.

Visto: Singapura não exige visto para entrada de brasileiros no país, caso permaneçam até 30 dias.

Vacinas: Como falado anteriormente, é obrigatório o certificado internacional de vacinação contra febre amarela. A vacina deve ter sido tomada com pelo menos 10 dias antes da viagem.

Dinheiro: A moeda de Singapura é o Dólar de Singapura (cujo símbolo é $ ou SGD). Você vai encontrar moedas de 5¢, 10¢, 20¢, 50¢ e $1 dólar, além de notas de $2, $5, $10, $50, $100, $500 e $1000. Para sua viagem você pode levar dólar americano ou euro, e trocar por dólar de Singapura em casas de câmbio ou sacar nos caixas eletrônicos usando o cartão de seu banco. Cartão de crédito Visa e Mastercard são aceitos em quase todos os estabelecimentos. Lembre-se sempre de desbloquear o cartão para uso no exterior antes de viajar.

Dólar de Singapura. Fonte: sbr.com.sg
Dólar de Singapura. Fonte: sbr.com.sg

Gorjetas: Em Cingapura não é comum o hábito de dar gorjetas.

Idiomas: Quatro idiomas são reconhecidos pelo governo: inglês (o idioma mais falado), mandarim, malaio e tâmil. Embora o idioma nacional seja o malaio, é o inglês que é usado como idioma de trabalho para os negócios. Na nossa ida não encontramos nenhuma pessoa na cidade que não falasse inglês.

Clima: Singapura tem um clima tropical. As temperaturas são sempre altas, com máxima ao redor dos 31 graus e mínimas ao redor dos 24 graus. A temperatura é quase padrão durante todo o ano. De outubro a março há maior probabilidade de chuva, mas assim como a região Norte do Brasil, pode chover em qualquer momento do dia, mas geralmente por um período curto de tempo.

Gardens by the Bay
Gardens by the Bay

Segurança: Singapura é o país mais seguro da Ásia e está entre os top 10 do mundo com os menores índices de violência do mundo. E realmente, em Singapura tivemos a maior sensação de segurança em todos os países que conhecemos. De toda forma, evite deixar objetos de valor soltos pelos lugares.

 

Reserve seu Hotel com o melhor preço: Em Singapura, ficamos no Frangance Hotel Riverside. Hotel bom, bem localizado, limpo e barato. Reserve ele ou outro clicando aqui.

 

Hotel Marina Bay Sands visto do Merlion Park
Hotel Marina Bay Sands visto do Merlion Park

Transporte: O sistema de transporte em Singapura é rápido, limpo, eficaz e acessível. Metrô (SMRT), Ônibus, Táxis e Water Taxis são algumas das opções de transporte para se deslocar na cidade-estado.

Busque sua passagem para Singapura com o melhor comparador de passagens áreas do mundo. Clique aqui e garanta o melhor preço.

Saúde: O padrão das instalações médicas em Singapura é um dos melhores do mundo e consequentemente um dos mais caros também. Se necessitar de atendimento médico entre em contato com o seu seguro viagem imediatamente. Não viaje sem um seguro saúde.

Energia Elétrica: A voltagem em Cingapura é de 220-240 V. A maioria das tomadas tem três pinos chatos, similares aos usados no Reino Unido, assim normalmente você precisará de algum adaptador.

Padrão de tomada de Singapura. Fonte: https://world-power-plugs.com/singapore
Padrão de tomada de Singapura. Fonte: https://world-power-plugs.com/singapore