LRM_EXPORT_48067403242309_20190326_073600884-1.jpeg

Montanha Colorida (Vinicunca ou Rainbow Montain), um dos destinos mais fascinantes do Peru. Passo a passo do passeio a partir de Cusco.

A Vinicunca, mais conhecida como a Montaña de Colores (Montanha Colorida) ou Rainbow Montain (Montanha do Arco-Íris), localizada nos Andes peruanos,  a 5078 metros de altitude, a pouco mais de 2 horas de Cusco, é uma das características geológicas mais impressionantes do mundo. É um espetáculo da natureza. E de fato, foi uma das melhores experiências de nossa viagem ao Peru.

Ela é uma das atrações mais procuradas por quem visita a região de Cusco, devido a uma lista da National Geographic, que a colocou como um dos 100 lugares que as pessoas devem visitar antes de morrer.

A caminhada até o topo não é brincadeira. São quase duas horas de caminhada, e cada degrau parece 1 km andado. O corpo sente demais os efeitos dos mais de 5 mil metros de altitude. Os jogadores de futebol que vem jogar nessas condições tem todo nosso respeito a partir de agora.⠀

Dica importante: Há cavalos que você pode pagar para lhe levar a 5 minutos do topo. Cada cavalo, só ida ou só volta, custa 70 soles por pessoa.

A mudança constante das condições climáticas, junto com a alta altitude, é um desafio grande, principalmente para nós, que não tínhamos nenhuma experiência em trekking, montanhismo ou caminhadas muito longas.

Tá planejando uma viagem para o Peru? Não esqueça de contratar seu seguro viagem. Compare seu seguro com as melhores operadores do mercado e tenha 5% de desconto com o cupom DECOLAGEM5.

Mas a paisagem ao longo da caminhada até chegar à Rainbow Mountain lhe dá forças para continuar a pé. É realmente deslumbrante.

Paisagem caminhada até a Montanha Colorida
Paisagem caminhada até a Montanha Colorida e Cavalo que pode ser alugado

Todo esforço e toda fadiga vale a pena quando você chega no topo. Que beleza exuberante. A montanha é inundada de cores, como vermelho, marrom, verde e dourado. As suas cores são originadas dos diferentes minerais que há na terra. Ela é até considerada sagrada pelos locais.

Montanha Colorida - Rainbow Montain
Montanha Colorida – Rainbow Montain

A natureza não para de nos surpreender.

 

Reserve seu Hotel com o melhor preço: Em Cusco, ficamos no Hotel Apu Huascaran, em San Blas. Hotel bom, bem localizado, limpo e barato. Reserve ele ou outro clicando aqui.

 

Como chegamos lá?

Contratamos um tour ao custo de 80 soles por pessoa (mais informações no final do post). O tour dá direito ao traslado até a base da Montanha Colorida, com café da manhã e almoço inclusos.

O passeio começa às 03:50 da manhã, isso mesmo, 03:50 da manhã. Essa hora, um dos guias do passeio passa no seu hotel pra lhe buscar. Dependendo do hotel (foi o nosso caso), a van não consegue chegar até a porta do hotel, devido as ruas estreitas de Cusco, então você precisa andar um pouco pelas ruas da cidade até chegar ao veículo.

Umas duas horas de viagem e paramos em um ponto de apoio para um café da manhã. Café, chá de coca, pão, manteiga, geleia e ovo frito. Basicão, mas honesto. Nesse momento há uma explicação sobre como devemos proceder no passeio, horários que chegamos, horários que voltamos, como solicitar socorro aos guias, etc. É nesse momento também que você pode alugar um bastão/cajado ao custo de 5 soles. Caso você não tenha levado o seu, é importantíssimo alugar, pois ajuda muito na subida.

Espaço do café da manhã do passeio
Espaço do café da manhã do passeio

 

Aluguel do cajado de madeira.
Aluguel do cajado de madeira.

Como a Montanha Colorida é bem visitada, cada pessoa do nosso grupo recebeu uma bandeirinha para pendurar na mochila ou no braço, para que pudéssemos nos diferenciar das demais pessoas e facilitar a identificação por parte dos guias ao longo do passeio.

Base da Montanha. Onde tudo começa.
Base da Montanha. Onde tudo começa.

 

Parecem umas formiguinhas, mas são turistas.
Parecem umas formiguinhas, mas são turistas.

Nos passeios geralmente há 2 ou 3 guias acompanhando o grupo. Um dos guias acompanha a pessoa que vai na frente  e o outro (ou outros) acompanha a última pessoa do grupo. O guia que vai por último leva consigo oxigênio, que será usado apenas em casos extremos. Paras os males da altitude considerados normais (que irão acontecer, tenha certeza disso), eles lhe oferecem um produto natural, onde você esfrega com suas mãos e cheira. Realmente funciona. O produto de cheiro forte abre suas vias respiratórias, lhe dando um fôlego extra para continuar a caminhada.

Produto local usado para facilitar a respiração. Funciona.
Produto local usado para facilitar a respiração. Funciona.

Busque sua passagem para o Peru com o melhor comparador de passagens áreas do mundo. Clique aqui e garanta o melhor preço.

Dica: Esqueça quem está na frente ou atrás do seu grupo. Não importa se você está em último. Faça a caminhada no seu ritmo, mas tente fazer o ritmo constante. Quanto mais você para pra descansar, fica mais complicado retomar.

Contemplando a paisagem durante a subida. É lindo.
Contemplando a paisagem durante a subida. É lindo.

Ao longo da caminhada, há alguns locais vendendo chocolates e água (ajudam a diminuir os efeitos do Soroche). O que facilita bastante caso tenha acabado ou você tenha esquecido (na Laguna Humantay não tinha, por exemplo).

Família vendendo água, chocolate, bala de coca, etc.
Família vendendo água, chocolate, bala de coca, etc.

Guarde um pouco do folego para os minutos finais, pois os últimos metros tem uma subida bem ingrime. 

Últimos metros antes de chegar no topo. Essa escadinha é pra matar
Últimos metros antes de chegar no topo. Essa escadinha é pra matar.

Uma hora e quarenta minutos depois, chegamos ao topo da Montanha Colorida. E que espetáculo. Vale cada segundo de caminhada. É realmente belíssimo, e as fotos não conseguem passar a real beleza do lugar.

Chegada ao topo da montanha. Que espetáculo.
Chegada ao topo da montanha. Que espetáculo.

 

 

Passamos uns 20 minutos tirando fotos e apreciando a paisagem. Existem uns locais com algumas lhamas lá no topo caso você queira tirar uma foto com elas e a montanha ao fundo. Eles não fixam um valor para a foto, mas achamos justo pagar 5 soles por cada um de nós.

Foto com a lhama.
Foto com a lhama.

Quem chegava primeiro com o grupo e tinha fôlego ainda poderia esticar o passeio para a Montaña Roja, mas não fomos. Primeiro que fomos uns dos últimos do grupo a chegar ao topo ( 😛 ), e segundo que não sobrava mais fôlego nenhum pra subir mais nada.

Depois das fotos, começamos a descida para retornar à van, e pra descer todo santo ajuda, o que foi muito, mas muito mais fácil.

No retorno à Cusco, paramos novamente no ponto de apoio e almoçamos. Lembrando que o almoço já está incluso no valor do passeio. Qualidade e variedades justas pelo preço pago.

Almoço incluso no passeio.
Almoço incluso no passeio.

Após almoço, ainda passamos por alguns lagos da região, antes de voltar à Cusco.

Lago na região ao redor da montanha colorida.
Lago na região ao redor da montanha colorida.

Chegamos por volta das 5 da tarde, e a van nos deixou pertinho da Plaza de Armas, em pleno por do sol. Aproveitamos e tiramos algumas fotos na Plaza com aquelas cores.

Catedral de Cusco ao por do sol
Catedral de Cusco ao por do sol

Grande passeio. Vale muito a pena.

 

Como contratar o passeio

Em quase todos os locais de Cusco, você encontrará agências oferecendo o passeio, que varia entre 60 e 100 soles. Não é necessário reservar o passeio com muita antecedência, basta ir em alguma agência dessas um dia antes, negociar e contratar.

Decidimos contratar o tour com o Humberto (whatsapp +51 974 534 742), por 80 soles cada um, pois foi uma das agência que nos recomendaram e não nos arrependemos. Ele fala bem português, vai antes no seu hotel, explica como funcionará cada passeio e lhe dá toda a assistência possível. 

Então, caso você esteja receoso em contratar alguma agência, sem saber sua procedência, pode falar com o Humberto.

 

Veja mais sobre nossa visita ao Peru:

O que fazer em Lima? Conheça 10 lugares imperdíveis na capital peruana.

Laguna Humantay: a famosa lagoa peruana

Saiba como prevenir o Soroche, o mal da altitude

Passeio VIP pelo Vale Sagrado dos Incas

 

Compartilhe no Pinterest:

20190930_083046_0000