Roma é considerada uma das mais famosas cidades para se visitar no mundo inteiro. Roma é assim, cheia de surpresas e monumentos maravilhosos. Grande parte da cidade preserva sua arquitetura do antigo império romano. Um verdadeiro museu a céu aberto. Quatro dias são poucos para conseguir ver tudo que há em Roma e suas redondezas.
Veja nosso roteiro de 4 dias na capital italiana.
Dia 1
1. Piazza Navona
A Piazza Navona é uma das mais famosas praças de Roma. A praça grande abriga três grande fontes, a fonte de Netuno, a fonte dos Quatro Rios e a fonte de Mouro. Além das fontes, é possível encontrar na praça a belíssima igreja barroca de Sant’Agnese em Agone. A Piazza Navona está situada no centro histórico de Roma, pertinho do Panteão. É lá, inclusive, que se encontra a Embaixada Brasileira.
2. Panteão
O Panteão é o edifício histórico mais preservado de Roma e é uma oportunidade única para o visitante voltar 2 mil anos atrás e experimentar um pouco como foi a Roma antiga. O Panteão foi concluído em 125 dC no reinado de Adriano. Para nós, o local mais espetacular de Roma. Você está andando pelas ruelas da cidade e de repente… boomm… o gigante Panteão aparece na sua frente. A emoção é grande, pois o edifício é imponente em meio a cidade.
3. Fontana di Trevi
A Fontana di Trevi é considerada uma obra-prima barroca e é sem dúvida a mais conhecida das inúmeras fontes da capital italiana. A fonte levou cerca de 30 anos para ser feita, sendo concluída em 1762. Segundo a lenda, aqueles que jogam moedas em suas águas retornarão a Roma. A fonte está localizada no bairro de Trevi, ao lado do Palazzo Poli.
4. Piazza di Spagna
A Piazza di Spagna fica logo abaixo da Trinità dei Monti, uma igreja francesa situada no topo de uma colina, ligada por uma longa escadaria, mais conhecida como a Escadaria Espanhola. A Piazza di Spagna é um dos locais de encontro mais populares de Roma, por isso, é comum ver vários jovens aproveitando o local e disputando cada espaço na escadaria. A combinação da escadaria, do obelisco, da praça e da igreja é um deleite para os olhos.
5. Almoço no Pastificio Guerra
Pertinho da Piazza di Spagnia, na Via della Croce, você encontra a cantina Pastifício Guerra. Por apenas 4 euros, é possível comer uma boa massa fresca. Há sempre 2 opções de menu que mudam diariamente, e água à vontade. A cantina tem pouquíssimas mesas, não tem cadeiras. A ideia do local é de ser mais um delivery de massas, onde você passa, pega e leva pra casa. Mas muita gente pega e come ali na frente, em pé mesmo. Ótimo custo benefício para quem está passando por ali.
6. Sobremesa no Pompi
Em frente ao Pastifício Guerra, você encontra o melhor tiramisu da Itália, na doceria Pompi. Experimentamos o tiramisu tradicional, por apenas 4 euros. Há também opções com morango, pistache, etc. A porção é generosa e para quem não é uma formiga de doces, dá pra dividir tranquilamente. O tiramisu do Pompi é digno da sua fama. É es-pe-ta-cu-lar. Há também outras variedades de doces, como canoli, bolos, etc. Quando em Roma de novo, definitivamente voltaremos.
7. Piazza del Popolo
Na Piazza del Popolo, o que geralmente chama atenção são as duas igrejas simétricas. As igrejas de Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria em Montesanto foram encomendadas pelo papa Alexandre VII em 1658. Há ainda outra igreja na Piazza del Popolo, a Santa Maria del Popolo, construída em 1477.
Mas o que impressiona mesmo é o obelisco egípcio antigo. O obelisco de 23,2 metros de altura foi construído por volta de 1300 aC. Em 10 aC, o imperador romano Augusto transportou o obelisco até Roma.
8. Vista do Coliseu à noite
A estação de metrô do Coliseu é uma estação central de baldeação, e caso você tenha comprado o Roma Pass ou o Ticket de transporte para 1 ou vários dias, é possível descer e voltar várias vezes ao metrô. Foi isso que fizemos, ao parar na estação do Coliseu à noite, descemos para vê-lo iluminado. É um espetáculo e totalmente diferente quando o vemos de dia. Imperdível.
9. Arco de Constantino
O Arco de Constantino, localizado entre o Coliseu e o Monte Palatino, é um arco triunfal de Roma, ou seja, um arco construído para celebrar um triunfo. Neste caso, o arco foi criado para comemorar a vitória do imperado Constantino sobre Maxêncio, na batalha da Ponte Sílvia, em 312 dC.
Dia 2
1. Visita ao Coliseu
Até os dias de hoje o Coliseu de Roma, uma das 7 maravilhas do mundo moderno, continua sendo um espetáculo de engenharia. Por volta do ano 72 dC, o imperador Vespasiano encomendou o Coliseu. O mesmo foi inaugurado pelo seu filho Tito no ano de 80 dC com um festival incluindo 100 dias de jogos, com batalha entre gladiadores e luta entre animais selvagens. Não tem como você entrar no Coliseu e não se imaginar naquela época, principalmente se você assistiu ao filme Gladiador.
Ainda hoje, o Coliseu impressiona pela sua imponência. A arquitetura das arquibancadas, das entradas e passarelas, e a visão que se tinha como espectador para o local onde se realizavam as batalhas, não deixam nada a desejar a nenhum estádio de futebol da atualidade. Impressiona muito como os romanos planejaram e construíram essa maravilha a quase 2 mil anos atrás.
Lembrando que o ingresso do Coliseu, já inclui a entrada do Fórum Romano e da Colina Palatino.
2. Fórum Romano
O Fórum Romano, popularmente conhecido como Fórum Magno, foi o fórum mais importante da Roma antiga, situado entre a Colina Palatino e o Capitólio. Era o local de muitos dos mais imponentes templos e monumentos da cidade. O Fórum Romano era um centro de espetáculos e cerimônias religiosas, e foi palco de reuniões públicas, tribunais e combates de gladiadores, sendo repleto de lojas e mercados ao ar livre.
3. Colina Palatino
A mitologia romana diz que foi na Colina Palatino que os gêmeos Rômulo e Remo foram encontrados na Caverna Lupercal por uma loba e criados por ela. Foi nesse local que Rômulo, quando adulto, decidiu construir a cidade. Ou seja,segundo a lenda, foi nessa Colina que teve início o Império Romano. Lá da colina se tem uma excelente vista de todo Fórum Romano.
4. Piazza del Campidoglio
Projetada por Michelangelo no século XVI, a Piazza del Campidoglio é uma das mais bonitas da cidade. É nessa praça que se encontra o Palazzo Senatorio, antiga sede do Senado e que hoje é a prefeitura. Nesta praça também é possível encontrar o Palazzo dei Conservatori, a antiga sede dos chamados Conservatori, magistrados que administravam a cidade juntamente com o Senado. Hoje o Palazzo dei Conservatori é um museu.
5. Monumento a Vitorio Emanuelle II
O Monumento a Vitorio Emanuelle II, inaugurado em 1911 na Piazza Venezia, em Roma, impressiona de longe pelo tamanho e sua beleza, mas ao entrar no monumento você se impressiona com os pequenos detalhes da sua construção. Na foto vemos o túmulo do soldado desconhecido, onde guardas de honra do exército italiano ficam de guarda noite e dia. No topo da foto vemos a estátua de Vittorio Emanuelle, que pesa mais de 50 toneladas e mede doze metros de comprimento.
6. Basílica de São João de Latrão
A maioria dos turistas não tem conhecimento da Basílica de São João de Latrão ( San Giovanni in Laterano), e provavelmente ficaria surpresa em saber que esta Basílica está acima de todas as outras igrejas da Igreja Católica, mesmo acima da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Isso por que a Basílica de São João de Latrão é a Catedral de Roma e a sede oficial do Bispo de Roma, ou seja, a sede oficial do Papa. Como tal, a Basílica contém o trono papal, embora o Papa Francisco raramente a visite. Originalmente construída no século 4 por Constantino, ela foi a residência principal do Papa até o século 14, quando ele se mudou para o Vaticano.
A Basílica é linda, tendo em seu interior estátuas gigantes dos 12 apóstolos e um teto incrivelmente belo. E o melhor de tudo, a entrada é gratuita.
7. Bocca della Veritá
A Boca da Verdade (Bocca della Veritá em italiano) é um antigo disco de mármore romano com uma escultura em relevo do rosto de um homem. Segundo a lenda, a boca do rosto se fecha se um mentiroso colocar a mão nele.
Dia 3
1. Audiência com o Papa Francisco na Praça de São Pedro
Na grande maioria das quartas-feiras do ano, o Papa realiza uma audiência pública, passeando com seu Papa móvel e falando com os fiéis. Para participar da audiência, é necessário ter um bilhete. Pelo site oficial do Vaticano, só há uma forma de reservar os tickets para a audiência com o Papa, por fax. Só que hoje em dia, quem tem fax? Então, como fazer? Encontramos uma forma de reservar os tickets pela internet. Clique aqui para ver como reservar o ingresso pela internet.
2. Museus do Vaticano
Os Museus do Vaticano contêm obras-primas da pintura, escultura e outras obras de arte coletadas pelos papas através dos séculos. Os museus incluem várias obras monumentais de arte, como as Salas de Rafael, a Galeria Egípcia, a Galeria de Mapas, a Pinacoteca (com quadros de Rafael, Leonardo da Vinci e Caravaggio) e por último, como fechamento do passeio, a tão aguardada Capela Sistina.
Dizem que a fila para entrar no Museu do Vaticano é a maior de Roma. Mas você pode comprar o ingresso antecipado, agendar o dia e horário e furar a fila. Veja como clicando aqui.
4. Basílica de São Pedro
A Basílica de São Pedro é um dos mais sagrados santuários católicos do mundo, visitado por milhares de peregrinos e turistas todos os meses. Construída sobre o túmulo de São Pedro, um dos 12 apóstolos e o primeiro Papa da igreja católica, a Basílica é visita obrigatória para os visitantes de Roma.
Como a entrada é gratuita, dificilmente você a verá sem filas. Mas o acesso é relativamente rápida e em menos de 1 hora estávamos entrando na gigantesca e espetacular Basílica de São Pedro. Veja mais sobre nossa visita à Basílica clicando aqui.
5. Castelo de Sant’Angelo
O Imperador Adriano encomendou o Castelo de Sant’Angelo, nas margens do rio Tibre, como um mausoléu para sua família. Construído no primeiro século entre 123 e 139 d.C. As cinzas de Adriano foram colocadas na tumba após sua morte em 138. O túmulo foi convertido em uma fortaleza militar, e características arquitetônicas foram continuamente adicionadas para melhorar a fortificação ao longo dos séculos. O Papa Nicolau III ligou a fortaleza à Basílica de São Pedro com uma passagem secreta, chamada Passetto di Borgo, que serviria como uma rota de fuga para os papas se eles enfrentassem algum perigo.
Veja o roteiro completo do nosso dia no Vaticano, clicando aqui.
Dia 4
Bate e volta a Tivoli
Tivoli e seus incríveis jardins estão localizados no Monti Tiburtini, a apenas 40 Km de Roma. Um dos lugares mais incríveis da Itália e ainda não estupidamente lotado de turistas. A cidade além de ser conhecida por suas fontes de águas minerais, usadas desde os tempos antigos, é mais conhecida por seus dois locais declarados patrimônio mundial pela UNESCO: a Villa Adriana e a Villa d’Este.
A Villa d’Este abrange terraços, escadarias, caminhos, encostas, e muitas fontes. Dizem que seu jardim lembra os jardins suspensos da Babilônia.
Veja como chegar e como foi nosso passeio completo a Tivoli, clicando aqui.
Veja mais posts sobre Roma:
Bate e volta de Roma – Os incríveis Jardins de Tivoli
Roteiro no Vaticano – Audiência com o Papa, Museus do Vaticano e Basílica de São Pedro
Como comprar o ingresso para o Museu do Vaticano antecipadamente
Como reservar os tickets para audiência com o Papa pela internet