O que fazer em Budapeste? Veja nosso roteiro de 2 dias inteiros para aproveitar ao máximo sua viagem.
Dividido ao meio pelo famoso rio Danúbio, Budapeste é uma das cidades mais fotogênicas da Europa. Buda e Peste, as duas cidades que hoje constituem a capital da Hungria, foram unidas apenas em 1873. Elas se desenvolveram relativamente independentes umas das outras, dando-lhes atmosferas distintas. A parte Buda de um lado, com toda sua história e a parte Peste do outro, com seus museus, avenidas e mais agitação do outro. Não faltam coisas para ver e fazer. Dois dias são poucos (mas era o que tínhamos) para apreciar tudo que a capital húngara tem para oferecer.
Dia 1 – Lado Buda da cidade
1) Castle Hill
Os primeiros cidadãos chegaram a Castle Hill (Colina do Castelo) no século 13 após a invasão da Mongólia, buscando proteção nas colinas de Buda. O primeiro castelo foi construído nessa época. Uma cidade foi construída e Castle Hill logo se tornou o distrito do governo. No Castle Hill é possível encontrar um dos 3 maiores pontos turísticos da cidade: o Castelo de Buda, a Igreja de São Matias e o Bastião dos Pescadores. Aos pés do Castle Hill, bem em frente à ponte das correntes, há um funicular para lhe levar até o alto da colina, por 3,50 euros a subida ou 6 euros a subida e descida.
2) Castelo de Buda
Construído no século XIII, quando a Hungria tinha sido invadida pelo exército mongol, o Castelo de Buda, ou Palácio Real dos Reis Húngaros, localizado na parte Buda da cidade de Budapeste, foi erguido no alto de uma colina, à beira do rio Danúbio, para poder ser visto de longe e mostrar a todos o poder e as fortunas do povo húngaro.
3) Bastião dos Pescadores
O Bastião dos Pescadores, ou Halászbástya, é um dos destinos mais populares de Budapeste. Parecendo um castelo de conto de fadas, o Bastião foi originalmente criado como uma estação de vigia da cidade. São 7 torres altas na encosta do lado Buda da cidade, com uma das melhores vistas do lado Peste. A arquitetura e grandeza do Bastião dos Pescadores é de tirar o fôlego.
4) Igreja São Matias
A Igreja de São Matias foi fundada por Santo Estevão em 1015, e destruída pelos mongóis em 1241. A atual igreja, reconstruída e datada do século XIII, foi palco de casamentos reais e coroações de reis do Habsburgo. Seu telhado de azulejos coloridos impressiona pela beleza. A Igreja fica logo atrás do Bastião dos Pescadores.
5) Mária Magdolna Torony
A Torre Maria Madalena foi construída como parte de uma capela cristã pelos civis húngaros (minoria na época), após a fundação do Castelo de Buda, em 1244. Durante a ocupação otomana, este era o único local cristão em operação, sendo compartilhada tanto por católicos quanto por protestantes. A capela já foi convertida como local de culto muçulmano, depois foi usada como igreja franciscana. Em 1792, foi local da coroação do rei húngaro Francisco I.
Após a segunda guerra mundial, a igreja bastante danificada foi demolida, restando apenas a torre original.
6) Avenida Adrássy
Além de ser a rua mais elegante e conhecida do lado Peste da cidade, a Avenida Adrássy é também um Patrimônio Mundial da UNESCO. Com uma extensão de 2,5 km, a avenida impressiona por seus edifícios do século XIX, com suas lojas, restaurantes, a avenida inicia na Praça Elizabeth e termina na Praça dos Heróis.
7) Opera Estatal
A Ópera Estatal Húngara está localizada na Avenida Adrássy, no centro de Budapeste, inaugurada em 1884. Nós passamos na frente para conhecê-la mas não chegamos a entrar, pois a fome apertou e estávamos indo em direção à próxima parada, Restaurante Menza.
8) Almoço no Restaurante Menza
Com um ambiente retrô de bom gosto, com uma grande variedade de pratos húngaros e internacionais, além de um atendimento eficiente e simpático, o restaunte Menza é um dos restaurantes mais conceituados de Budapeste. Pertinho da famosa Avenida Andrássy, deveria ser local indispensável para qualquer turista que visita a capital húngara. Veja como foi nossa visita ao Restaurante Menza, clicando aqui.
9) Igreja na Caverna, no Gellért Hill
Literalmente dentro do Gellért Hill, a igreja na caverna (Cave Church) é uma parada interessante em Budapeste, principalmente se você tem interesse em subir até a Citadella.
10) Citadella
A partir da igreja na caverna, você pode subir a pé (não é uma subida tããão fácil) até o topo da Gellert Hill, e encontrar a Citadella, uma fortaleza da época dos Habsburgo. Lá você encontra uma das melhores vistas da cidade, onde é possível observar um belíssimo pôr-do-sol.
11) Passeio noturno no rio Danúbio
Budapeste é uma cidade linda, mas a noite ela fica ainda mais espetacular. Com todos as suas principais atrações à beira do rio Danúbio iluminadas, um cruzeiro pelas águas do rio se torna um dos passeios mais procurados na cidade. É lindo, é emocionante e vale cada centavo gasto. Há passeios para todos os bolsos, desde os que incluem o jantar, ou aqueles que cobram apenas o passeio em si e nada mais. De toda forma, é imperdível. Pagamos 13 euros cada, com direito a duas cervejas.
Dia 2 – Lado Peste da cidade
1) Grande Sinagoga
Localizada na Rua Dohány, a Grande Sinagoga ou Sinagoga Tabakgasse é a maior sinagoga da Europa e a segunda maior do mundo. Ela fica localizada no Distrito 7.
2) Basílica de Santo Estevão
A Basílica de Santo Estevão é a maior igreja de Budapeste, podendo acolher até 8500 pessoas. Inaugurada em 1906 pelo imperador Francisco José, a Basílica tem como padroeiro Santo Estevão, o primeiro rei da Hungria.
Para simbolizar o equilíbrio entre a igreja e o estado, a cúpula da igreja tem 96 metros de altura, exatamente a mesma altura do edifício do parlamento húngaro. Há uma lei que estipula que nenhuma outra construção pode ultrapassar essa altura.
A mão direita mumificada do rei é mantida em um relicário de vidro dentro da capela e exposta aos visitantes.
A entrada é gratuita, havendo apenas uma taxa de 500 florins (aproximadamente 7 reais) caso você queira subir ao deck de observação.
3) Museu Nacional da Hungria
O Museu Nacional Húngaro, localizado em um dos mais belos palácios em estilo clássico húngaro, foi inaugurado em 1846, e abriga a coleção mais importante de relíquias históricas da Hungria, desde os tempos pré-históricos até os dias de hoje.
4) Museu das Artes Aplicadas
O Museu de Artes Aplicadas de Budapeste, inaugurado em 1876, fica em um belo edifício que se assemelha a um palácio. O seu telhado é considerado um dos mais bonitos da Hungria. Infelizmente, quando o visitamos ele estava todo coberto e fechado para reforma.
5) Almoço no Mercado Central
Para saborear as especialidades locais húngaras, nada melhor que visitar o Mercado Central. No térreo, você pode encontrar uma variedade de barracas de frutas, verduras, salames e embutidos e vegetais. No primeiro andar, você encontra camisas, bonés, e todo tipo de souvenir. É no primeiro andar também que está a praça de alimentação, onde você poderá encontrar vários pratos tradicionais, como os langos, sopa goulash, entre outros, tudo a preços justos.
6) Parlamento Húngaro
Conhecido como um dos edifícios mais bonitos do mundo, o Parlamento da Hungria faz juz ao reconhecimento. Admirar o prédio por fora já vale o passeio.
7) Sapatos no Danúbio
Ao sair do Parlamento e andar em direção à esquerda na na orla d rio Danúbio, você encontratá dezenas de sapatos de bronze no chão, à beira do rio. Este é um memorial aos judeus assassinados em Budapeste nos anos de 1944 e 1945. As, antes de serem baleadas e ter seus corpos jogados no rio, eram obrigadas a retirar seus sapatos, pois eram considerados valiosos. É um local emocionante.
8) Ponte das Correntes
Pertinho do Memorial dos Sapatos no Danúbio, fica a Chain Bridge (Ponte das correntes), um dos pontos mais fotografados da cidade. Vale atravessá-la e tirar muitas fotos com as estátuas de leão em cada lado da ponte.
9) Praça dos Heróis
A imponente praça aberta é um dos pontos turísticos mais emblemáticos e fotografados de Budapeste, foi construída em 1896 para marcar o milésimo aniversário da Hungria. As 7 estátuas presentes na praça comemoram os líderes das sete tribos húngaras que fundaram o país. Entre as estátuas, é possível observar uma grande coluna com a estátua do Arcanjo Gabriel.
10) Parque da Cidade
Por trás da Praça dos Heróis, é possível encontrar a Praça da Cidade. O Castelo de Vajdahunyad, o Zoológico de Budapeste, um Parque de Diversões, o Circo Municipal, e os famosos Banhos Termais de Széchenyi estão localizados no Parque da Cidade.
11) Castelo Vajdahunyad
Localizado no Parque da Cidade, o Castelo Vajdahunyad (quase impossível de pronunciar) é uma réplica de um castelo da Transilvânia com esse nome. Foi construído para mostrar os vários estilos arquitetônicos encontrados na Hungria e possui peças românicas, góticas, renascentistas e barrocas. É belíssimo.
12) Termas Szechényi
Ainda no Parque, é possível encontrar o Termas Szechényi. Parecendo um palácio, o termnas é um dos mais bonitos e maiores banhos termais da Europa. É um ótimo lugar para relaxar e aproveitar o final do dia, depois do dia todo de passeios.
13) Ruin Pub
Os ruin pubs (pubs em ruínas) são parada obrigatória em uma visita à Budapeste. Os bares ficam no antigo bairro judeu (distrito VII) e foram instalados em antigos edifícios abandonados, literalmente em ruínas. Com muita arte e móveis interessantes, a atmosfera dos bares é diferente de tudo que você já viu ao redor do mundo.
O bar mais antigo e mais famoso é o Szimpla Kert, o que fomos (ficamos em um AirBNB exatamente em frente). Vale demais a visita, nem que seja só para tomar um chope e ir embora.
14) Street Food Karavan Budapest
Ao lado do Szimpla Kert, no Street Food Karavan, é possível encontrar vários food trucks com preços acessíveis, onde você pode comer e beber ao ar livre.
Veja nossos outros posts sobre o Leste Europeu:
Onde comer bem e barato em Budapeste: Restaurante Menza
O que fazer em Praga? Náplavka, uma feira gastronômica imperdível.