IMG_2127

Tim Ho Wan: O melhor bolinho (dumpling) e dim sum do mundo. Onde comer em Hong Kong e em Bangkok?

Originalmente criado na China, o dim sum é consumido hoje no mundo inteiro. Mas o que é o dim sum? São pequenas porções de bolinhos (dumplings) e rolinhos, que podem ser doces, salgados, fritos, assados ou no vapor (o mais comum). Culturalmente o dim sum é para ser compartilhado com familiares ou amigos regado a muito chá.

Quando lemos as dicas de onde comer em Hong Kong, vimos em mais de um lugar, a dica do dim sum do Tim Ho Wan, o restaurante com estrela Michelin mais barato do mundo. Decimos então colocar no roteiro. Vou logo adiantando, que espetáculo. Comeria aquele bolinho (dumpling) a vida inteira. 

 

Vai viajar? Compare seu seguro com as melhores operadores do mercado e tenha 5% de desconto com o cupom DECOLAGEM5. Viaje protegido e sem preocupação.

 

Localizado em vários pontos de Hong Kong, fomos ao Tim Ho Wan da estação de metrô Central Station, se você andar de metrô na cidade, passará por ela com certeza.

Chegamos na estação, demoramos um pouco pra encontrar o restaurante (a estação é gigante), e o nome dele está escrito apenas em mandarim. Como não poderia deixar de ser, a fila era grande mas andava relativamente rápido. 

Fila na entrada do Tim Ho Wan. Foto: ourheritageexpedition.com
Fila na entrada do Tim Ho Wan. Foto: ourheritageexpedition.com

Ainda na fila, recebemos uma comanda e um lápis, onde você deve marcar a quantidade do que você deseja antes de sentar. Quando a moça chama sua vez (uns 40 minutos depois), uma outra pessoa lhe mostra os lugares, que podem ser juntos de outras pessoas na mesma mesa (foi nosso caso), e você entrega a comanda. Aí foi nosso erro de principiante (saiba já já o por que). 

Comanda de pedidos do Tim Ho Wan IFC Central Hong Kong. Foto: hungryhongkong.net
Comanda de pedidos do Tim Ho Wan IFC Central Hong Kong. Foto: hungryhongkong.net

O chá é oferecido em todas as mesas gratuitamente, à vontade. Pedimos por intuição, de acordo com as descrições do menu. E acertamentos. Tinha um bolinho que era uma das coisas mais gostosas que já tínhamos comido na vida. No menu está escrito em inglês “Baked Bun with barbecue” e custava 19 doláres de Hong Kong (aproximadamente 10 reais). Um bolinho assado, massa levemente adocicada, e textura diferenciada, recheado com carne de porco ao barbecue. Pra comer rezando. Porém só tínhamos pedido uma porção com 3. 🙁

Dim Sum assado de carne de porco com barbecue.
Dim Sum assado de carne de porco com barbecue.

 

Bolinho (Dim Sum) assado de carne de porco com barbecue
Bolinho (Dim Sum) assado de carne de porco com barbecue

Apaixonados pelo bolinho, a vontade era comer muito mais. Chamamos a garçonete e pedimos mais algumas porções, e ela com o sorriso no rosto apontou que eu precisava voltar pra fila (hehehe). Foi aí que descobrimos que só se pede uma vez no Tim Ho Wan. 

Dim sum cozido. É bom, mas não se compara ao assado.
Dim sum cozido. É bom, mas não se compara ao assado.

O local realmente é barato e a comida é espetacular. Só não voltamos para a fila para pedirmos mais bolinho, pois o roteiro estava apertado e ainda tínhamos muitos lugares para ir. Essa é uma parada mais que obrigatória em Hong Kong. #FicaDica

 

Reserve seu Hotel com o melhor preço: Em Hong Kong, ficamos no Hotel Ibis North Point. Hotel padrão Ibis, bom, limpo e barato. Reserve ele ou outro clicando aqui.

 

Unidades do Tim Ho Wan ao redor do mundo

Um ano depois, fomos à Bangkok, e fomos conhecer um shopping center chamado Terminal 21, perto do nosso hotel, e assim que entramos e subimos a escada rolante, olha lá…. Tim Ho Wan Bangkok. Parecia que tínhamos ganhado na loteria. Finalmente poderíamos nos fartar dos bolinhos. 

Tim Ho Wan, no Terminal 21, em Bangkok
Tim Ho Wan, no Terminal 21, em Bangkok

Pedimos duas porções para cada um. Mesmo sabor, mesma textura, igualzinho ao de Hong Kong. Quase caiu uma lágrima. Que delícia. Para mim, a viagem à Bangkok já tinha valido a pena ali mesmo.

Tim Ho Wan em Bangkok
Tim Ho Wan em Bangkok

Hoje o Tim Ho Wan tem 46 pontos de vendas espalhados por Hong Kong, Taiwan (Taipei, Taoyuan e Taichung), Cingapura, Filipinas (Manila e Cebu), Tailândia (Bangkok), Camboja (Sangkat), Vietnã (Hanói), Macau, Japão (Tokyo), Estados Unidos ( Nova York , Honolulu e Irvine) e Austrália (Perth e Merlbourne). Muitas opções para comer o melhor bolinho (dumpling) do mundo.

Vai pra Ásia? Veja mais posts sobre nossa viagem por lá:

A espetacular Ayutthaya, na Tailândia

Guia Essencial sobre Cingapura

Stopover em Kuala Lumpur. O que fazer na capital da Malásia?

 

Compartilhe no Pinterest:

20190914_122201_0000