Com este roteiro de 3 dias em Florença, você poderá visitar muitas das atrações mais procuradas da cidade. Nosso roteiro foi difícil de ser fechado, pois 3 dias em Florença é pouco para a quantidade de lugares fantásticos que existem na cidade. Você fica louco sem saber por onde começar.
Localizada na região central da Itália, Florença é uma das cidades mais impressionantes da Europa e destino popular para turistas e estudantes de arte e cultura do mundo todo. Só em passear pelas ruas de Florença já vale a pena. Uma das cidades mais fantásticas que visitamos. O clima da cidade é diferente. Quem já foi sabe o que estamos dizendo, e quem está por ir, sentirá essa sensação quando chegar lá.
Veja como foi nosso roteiro de 3 dias pela cidade mais famosa da região da Toscana.
Dia 1
1) Duomo de Florença (Basílica di Santa Maria del Fiore)
O Duomo de Florença, ou a Catedral de Santa Maria del Fiore, concluída em 1436, é o local mais visitado de Florença, além de ser a quinta maior igreja do mundo. O complexo da Catedral, incluindo o Batistério de San Giovani, o Campanário e todo o Centro Histórico de Florença, fazem parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.
A Igreja como vemos hoje, completamente coberta por mármores coloridos (branco, verde e rosa) é o resultado de uma construção que durou 140 anos.
2) Piazza della República
Na Piazza della Republica há um carrosel construído no início do século XX, feito de madeira e pintado de vermelho e azul. Este é o antigo carrossel da família Picci, que já circula há cinco gerações todos os dias de novembro a maio, das 10 da manhã às 8 da noite. É um espetáculo a parte, no meio da praça, que lhe faz viajar um pouco no tempo.
3) Igreja Orsanmichele
A igreja gótica de Orsanmichele, antigamente usada como um armazém de grãos, é uma das igrejas de Florença que lhe deixa de boca aberta com a beleza de seu interior. A igreja fica a poucos metros da Piazza della Signoria e a entrada é gratuita.
4) Mercado Porcellino
O mercado Porcellino, localizado na Piazza del Mercato Nuovo, entre a Piazza della Republica e a Ponte Vecchio, é aberto de terça a domingo das 9h às 19h. Além de receber inúmeros turistas atrás de peças de couro e souvenirs, é conhecido pela estátua de um javali que fica em frente. Diz a lenda que você terá muita sorte, se você esfregar a mão no focinho do javali, e terá uma sorte extra se você conseguir colocar uma moeda na boca do javali e ela não cair no chão.
5) Piazza della Signoria
A praça mais famosa de Florença, a Piazza della Signoria está localizada entre o Duomo e o Rio Arno. Na Piazza della Signoria, em frente ao Palazzo Vechio, encontra-se a réplica da estátua de Davi de Michelangelo. Ela desperta em nós a curiosidade de ver de perto a obra original, que está exposta na Galleria dell’Academia, a poucos metros dali, onde fomos no dia seguinte.
6) Loggia dei Lanzi
Além da réplica de Davi, é possível admirar na praça o Pallazzo Vechio, a fonte de Netuno, e a belíssima Loggia dei Lanzi, que funciona como uma galeria de esculturas ao ar livre, com a estátua de Perseu segurando a cabeça de Medusa e outras belíssimas esculturas. Logo atrás da Loggia, encontra-se a Galleria Uffizi.
7) Palazzo Vechio
Palazzo Vecchio é um dos símbolos da cidade de Florença, juntamente com o Duomo e o Davi de Michelangelo. Foi construído entre 1298 e 1314. O Palácio já foi sede da República Florentina, e desde 1872, é a sede da prefeitura.
8) Galeria Uffizi
A Galleria Uffizi é o museu mais famoso de Florença, sendo considerado um dos museus mais importantes e com uma das mais belas coleções de arte do mundo. É o museu mais visitado de toda a Itália, devido ao fato de abrigar obras de arte de alguns dos maiores artistas de todos os tempos, como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Raphael, Donatello e Botticelli.
Veja como foi nossa visita à Galleria Ufizzi, clicando aqui.
9) Ponte Vechio
A Ponte Vechio (Ponte Velha), reconstruída em 1345, é a ponte mais famosa de Florença e, sem dúvida, um dos pontos turísticos mais ilustres da cidade. É uma paisagem deslumbrante quando vista de longe, e ainda mais quando você a atravessa, com suas inúmeras joalherias.
Interessante saber que durante a Segunda Guerra Mundial, todas as pontes da cidade de Florença foram
bombardeadas e derrubadas, menos a Ponte Vechio.
Dia 2
1) Igreja de Santa Maria Novella
Apesar de ser um dos pontos turísticos que muitos dos turistas deixam passar, sua localização, ao lado do Terminal de Trens, facilita uma passada para conhecê-la. Ela é uma das mais importantes igrejas de arquitetura gótica da Toscana. A fachada da Igreja é a fachada mais antiga de todas as igrejas da cidade, e a que mantem a fachada original, datada de 1470.
2) Igreja de San Lorenzo
A Igreja mais antiga da cidade, construída em 393 dC, ela foi reconstruída várias vezes ao longo dos anos, sendo a última em 1461. Localizada pertinho do Duomo, você certamente passará várias vezes na frente dela.
3) Galleria dell’Academia
A Galleria dell’Accademia, em Florença, é um dos principais museus e um dos mais visitados da região da Toscana. É também chamado de “Museu Michelangelo”, pois além de abrigar a famosa estátua de Davi de Michelangelo, é o local onde você pode encontrar o maior número de estátuas do artista italiano. A galeria é dividida em dois andares, com as magníficas esculturas de mármore criadas por Michelangelo no térreo.
Veja como foi nossa visita à Galleria dell’Academia, clicando aqui.
4) Igreja de Santa Croce
Além da belíssima fachada de mármore branco, na Igreja de Santa Croce estão as tumbas de nomes famosos como Michelangelo, Maquiavel, Galileu e Dante.
5) Pallazzo Pitti
Pertinho da Ponte Vechio, você encontra o Palácio Pitti, que já foi a residência da família Medici e posteriormente da realeza italiana.
Dentro do Palácio você pode visitar os apartamento reais, o tesouro dos grão-duques e a galeria de arte moderna.
6) Jardins Boboli
Um belíssimo jardim recheado de fontes e esculturas. Apesar dos famosos Jardins Boboli estarem dentro do Palácio Pitti, o ingresso para acesso ao jardim é separado. Se quiser economizar, compre o ingresso combinado que dá direito à Galeria Uffizi, ao Palácio Pitti e aos Jardins.
7) Piazzale Michelangelo
Ao final do dia, nada melhor que assistir o pôr do sol com a melhor vista da cidade de Florença. A praça em si não tem muito atrativos, mas a vista que ela proporciona é fantástica. Você terá a visão de toda a cidade, desde a Ponte Vechio até o centro histórico, além do rio Arno e das colinas. Passeio imperdível.
8) Jantar no Mercato Centrale
O Mercato Centrale em Florença é parada obrigatória para quem conhece a capital da Toscana. Pizza, pasta fresca, trufas, a famosa bisteca a la fiorentina, sobremesas, cervejas e drinks. Todas as especialidades italianas em um só lugar.
Dia 3
Bate-volta para as cidade de Pisa e Lucca. É possível pegar um trem para Pisa no Terminal de trens Santa Maria Novella, depois pegar um trem para Lucca e por fim voltar para Florença. É possível comprar os tickets na hora, nas máquinas presentes em cada estação.
1) Pisa
A cidade de Pisa fica a 80 km de Florença. A cidade universitária é conhecida por sua arte e arquitetura. Na Piazza del Duomo, ou a Praça dos Milagres, como é conhecida, é onde se encontra as principais atrações da cidade, como o Duomo (catedral), o Batistério, o Camposanto (cemitério) e a famosa Torre de Pisa.
Não por menos, a Torre Pendente de Pisa é o principal local na famosa cidade da Toscana. É um dos edifícios mais famosos do mundo inteiro, embora não pelas razões que seus arquitetos desejariam originalmente. Em qualquer dia na Piazza del Duomo, na cidade de Pisa, você verá um grupo de turistas posando para fotos em direção à torre da catedral, com uma ideia mais criativa que a outra.
Algumas horas em Pisa são suficientes para visitar as atrações da Piazza del Duomo. A estação de trem fica a poucos metros da praça.
2) Lucca
A cidade de Lucca também fica a 80 km de Florença e a 30 km de Pisa. Famosa por suas parede medievais perfeitamente preservadas, Lucca na Itália, é uma cidade rica em história e cultura. Lucca foi fundada pelos etruscos e se tornou uma colônia romana em 180 aC. Traços da colonização romana ainda são visíveis na cidade, como a Piazza del Anfiteatro Romano, onde a construção seguiu a forma do antigo anfiteatro.
Lucca é um lugar menos turístico que Pisa, mas com muitos edifícios medievais verdadeiramente bonitos, charmosas ruelas, praças espaçosas e lindas lojas e restaurantes.
A cidade velha é principalmente para pedestres. Não cabe carros dentro da cidade murada, basicamente se anda a pé, de bicicleta ou motocicleta.
Ao caminhar pela cidade de Lucca você se sente quase em outra dimensão, primeiro de tudo que a cidade é altamente romântica, depois que o tempo parece que anda mais devagar. Você percebe que os moradores param suas bicicletas para cumprimentar uns aos outros, andam calmamente pelas ruelas da cidade, sem pressa. Apesar de pequena, é uma cidade para conhecer com calma. Por isso estenda o máximo que puder sua visita a cidade, voltando para Florença só no anoitecer.
Outros pontos de interesse
Em 2014, a cidade de Florença lançou uma licitação pública para designar os 29 postos de artistas de rua, 12 dos quais no centro da cidade. Cantores solitários, improvisadores, bandas que utilizam suprimentos de cozinha, todos talentosos, trazem suas músicas para as ruas, animando a cidade. Florença é realmente uma cidade que respira arte.
Veja mais:
O que fazer em Florença: Explore a Galleria dell’Academia
O que fazer em Florença: Explore a Galleria Ufizzi