Galleria-dellAcademia-florença (2)

O que fazer em Florença: Explore a Galleria dell’Accademia

A Galleria dell’Accademia, em Florença, é um dos principais museus e um dos mais visitados da região da Toscana. É também chamado de “Museu Michelangelo”, pois além de abrigar a famosa estátua de Davi de Michelangelo, é o local onde você pode encontrar o maior número de estátuas do artista italiano. A galeria é dividida em dois andares, com as magníficas esculturas de mármore criadas por Michelangelo no térreo.

Além das obras de Michelangelo, é possível encontrar muitas obras de Botticelli, Lippi, Giambologna, entre outros.

Sabia que o Seguro Viagem para a Europa é obrigatório? Compare seu seguro com as melhores operadores do mercado e tenha 5% de desconto com o cupom DECOLAGEM5.

Mas será que vale a pena entrar na Galleria dell’Academia para ver a estátua de Davi? Sem sombra de dúvidas, SIM. Apesar de ter uma réplica do Davi de Michelangelo em frente ao Palácio Vechio, a estátua original, localizada na Galeria, é muito maior, muito mais imponente, muito mais realista, ou seja, é impressionante. Não perca a chance de ver uma das obras de arte mais famosas do mundo de perto.

Davi de Michelangelo, na Galleria dell'Academia
Davi de Michelangelo, na Galleria dell’Academia

Difícil de imaginar que Michelangelo tinha apenas 26 anos quando recebeu a encomenda para esculpir uma grande estátua de Davi, o herói bíblico. A escultura seria inicialmente colocada como decoração na cúpula do Duomo de Florença, mas após a entrega, o Comitê de Obras da Catedral decidiu que a estátua era magnífica demais para ficar escondida no alto da catedral, e foi colocada na Piazza Della Signoria, a praça principal da cidade (onde hoje está a réplica), sendo posteriormente colocada na Galleria, para que obra fosse mais preservada.

No site Omio (antigo GoEuro) você pode comparar os preços das passagens entre uma cidade e outra em toda Europa. O site já compara ônibus, trem e avião e lhe dá a melhor opção. Clique aqui e ganhe 10 euros de desconto na sua primeira compra pelo Omio.

A Galleria foi encomendada pelo Duque Petro Leopoldo, em 1794, como um local de estudos para os alunos da Academia de Belas Artes, sendo projetada para abrigar obras de arte de grande valor.

O local mais visitado da Galeria é a Tribuna de Davi, com um teto elevado e espaço suficiente para os visitantes se movimentar e ao redor da estátua de 4 metros de altura. Mas para chegar à Tribuna, é necessário passar primeiro pela Galleria dei Prigioni (Galeria dos Prisioneiros), onde você encontrará os Quattro Prigioni de Michelangelo, que foram iniciados para a tumba do Papa Júlio II, mas o artista morreu antes de concluir os trabalhos. A visão do início da Galeria dos Prisioneiros com o Davi de Michelangelo lá no final, é magnífica.

Galeria dos Prisioneiros, com a Tribuna de Davi ao fundo
Galeria dos Prisioneiros, com a Tribuna de Davi ao fundo

Em outras salas da Galleria é possível encontrar pinturas religiosas datadas a partir de 1240, instrumentos músicais (inclusive um violino projetado e tocado por Stradivarius), e várias esculturas de artistas famosos.

Ratto delle Sabine, de Giambologna, 1582
Ratto delle Sabine, de Giambologna, 1582

Em Florença ficamos em um AirBNB, pertinho do Duomo. Clique aqui e ganhe R$ 130 reais de desconto na sua primeira reserva no AirBNB

Sala de esculturas na Galleria dell'Academia
Sala de esculturas na Galleria dell’Academia

 

Pietà de Palestrina, de Michelangelo, de 1555
Pietà de Palestrina, de Michelangelo, de 1555

 

Qual o Horário de funcionamento da Galeria dell’Accademia?

A galeria abre de terça à domingo das 08:15 às 18:50. A galeria é fechada nas segundas-feiras.

Qual o melhor horário para visitação da Galeria dell’Accademia?

No comecinho da manhã ou após as 5 da tarde você consegue fugir um pouco das multidões.

Quanto tempo eu preciso para ver a Galeria dell’Accademia?

Entre uma e duas horas são suficientes para você explorar toda a galeria.

Como comprar o ingresso?

A melhor opção é comprar o ingresso on-line. Você agenda o horário pretendido e fura a fila, que em determinadas épocas do ano, pode ser gigantesca.

Compre os ingressos on-line em:

B-ticket.com (Site oficial para a venda de ingressos para a Galeria dell’Accademia e dos outros museus de Florença)
Taxa de reserva: 4,00 €

É necessário ter um cartão de crédito internacional e desbloqueado para concluir a compra. Você receberá um e-mail com um voucher para ser impresso e apresentado na bilheteria do museu 10 a 15 minutos antes da hora de visita escolhida.

 

Veja também:

O que fazer em Florença: Roteiro de 3 dias na capital da Toscana

O que fazer em Florença: Explore a Galleria Uffizi

 

Compartilhe no Pinterest:

20191027_094457_0000