kagyana-2955466_1280-shakshuka

Comidas do Mundo: Como fazer o Shakshuka, de Israel

Shakshuka é um prato popular do Oriente Médio e do Norte da África, oriundo do Império Otomano, segundo alguns historiadores. O Shakshuka (ou Xacxuca), assim como o falafel e o homus, é um prato típico em qualquer refeição israelense. O Shakshuka é muito semelhante ao uova in purgatorio (ovos no purgatório) da Itália, ao menemen da Turquia, ou aos huevos rancheros (ovos rancheros) do México.

Shakshuka (Foto: DanaTentis, Pixabay)
Shakshuka (Foto: DanaTentis, Pixabay)

Shakshuka, significa “tudo misturado”. O prato é feito de ovos cozidos em molho de tomate, com cebola, alho, outras ervas ou queijo, e geralmente é servido na panela de ferro em que foi cozido, junto com alguns pães, que servem para mergulhar no molho e no ovo cozido. Por ser barato, nutritivo e de forte sabor, rapidamente virou um dos pratos preferidos dos israelenses.

 

Em Jerusalém ficamos em um AirBNB, 200 metros do Jaffa Gate. Clique aqui e ganhe até R$ 350 reais de desconto na sua primeira reserva no AirBNB

 

Hoje em dia, praticamente qualquer prato em que os ovos são cozidos no molho é chamado de shakshuka em Israel e foi assim que variações como o shakshuka verde, feita com espinafre, se tornaram populares.

RECEITA DE SHAKSHUKA ( SERVE DE 3 a 4 PESSOAS)

INGREDIENTES

2 Colheres de sopa de Azeite ou Manteiga
1 Cebola média, cortada em cubos
2 Dentes de alho, picados
2 Colheres de chá de páprica
1 Colher de chá de cominho
1/4 colher de chá de pimenta do reino
1 Lata ou sachê de molho de Tomate (aproximadamente 350 gramas). Recomendamos o Molho de Tomate da Heinz, que é um pouco mais concentrado.
5 ovos grandes
Sal a gosto
1 molho pequeno de coentro fresco picado

 

Contrate o Seguro Viagem e viaje sem preocupação para Israel ou para qualquer lugar do mundo. Compare seu seguro com as melhores operadores do mercado e tenha 5% de desconto com o cupom DECOLAGEM5.

 

PASSO A PASSO

1) Aqueça o azeite ou manteiga em uma frigideira grande em fogo médio pra baixo. Adicione a cebola e o alho e cozinhe por 5 minutos ou até que a cebola fique transparente.
2) Adicione os temperos (páprica, cominho e pimenta do reino) cozinhe por mais um minuto.
3) Despeje a lata/sachê de molho de tomate. Tempere com sal, mexa tudo com uma colher e deixe o molho ferver.
4) Use a colher para fazer pequenos buracos no molho e quebre os ovos em cada buraquinho. Tampe a panela e cozinhe por 5 a 8 minutos ou até que os ovos estejam cozidos ao seu gosto.
5) Enfeite com o coentro picado.
6) Sirva quente com o pão que você gosta.

Shakshuka (Foto: Nataliya Vaitkevich, Pexels)
Shakshuka (Foto: Nataliya Vaitkevich, Pexels)

 

Gostou? compartilha no Pinterest:

Comidas do Mundo: Shakshuka, de Israel

Compartilhe também nas outras redes sociais:

Compartilhe no Facebook e nos grupos de Whatsapp da família e amigos utilizando os botões abaixo: