destaque-roma-panteao-2

O que fazer em Roma: Roteiro de 4 dias na capital italiana e arredores

Roma é considerada uma das mais famosas cidades para se visitar no mundo inteiro. Roma é assim, cheia de surpresas e monumentos maravilhosos. Grande parte da cidade preserva sua arquitetura do antigo império romano. Um verdadeiro museu a céu aberto. Quatro dias são poucos para conseguir ver tudo que há em Roma e suas redondezas.

Veja nosso roteiro de 4 dias na capital italiana.

Sabia que o Seguro Viagem para a Europa é obrigatório? Compare seu seguro com as melhores operadores do mercado e tenha 5% de desconto com o cupom DECOLAGEM5.

 

Dia 1

1. Piazza Navona

Piazza Navona, em Roma
Piazza Navona, em Roma

 

Fonte na Piazza Navona, em Roma
Fonte na Piazza Navona, em Roma

A Piazza Navona é uma das mais famosas praças de Roma. A praça grande abriga três grande fontes, a fonte de Netuno, a fonte dos Quatro Rios e a fonte de Mouro. Além das fontes, é possível encontrar na praça a belíssima igreja barroca de Sant’Agnese em Agone. A Piazza Navona está situada no centro histórico de Roma, pertinho do Panteão. É lá, inclusive, que se encontra a Embaixada Brasileira.

2. Panteão

Panteão, no Centro de Roma
Panteão, no Centro de Roma

O Panteão é o edifício histórico mais preservado de Roma e é uma oportunidade única para o visitante voltar 2 mil anos atrás e experimentar um pouco como foi a Roma antiga. O Panteão foi concluído em 125 dC no reinado de Adriano. Para nós, o local mais espetacular de Roma. Você está andando pelas ruelas da cidade e de repente… boomm… o gigante Panteão aparece na sua frente. A emoção é grande, pois o edifício é imponente em meio a cidade.

3. Fontana di Trevi

Fontana di Trevi, em Roma
Fontana di Trevi, em Roma

A Fontana di Trevi é considerada uma obra-prima barroca e é sem dúvida a mais conhecida das inúmeras fontes da capital italiana. A fonte levou cerca de 30 anos para ser feita, sendo concluída em 1762. Segundo a lenda, aqueles que jogam moedas em suas águas retornarão a Roma. A fonte está localizada no bairro de Trevi, ao lado do Palazzo Poli.

4. Piazza di Spagna

Piazza della Spagna, em Roma
Piazza della Spagna, em Roma

A Piazza di Spagna fica logo abaixo da Trinità dei Monti, uma igreja francesa situada no topo de uma colina, ligada por uma longa escadaria, mais conhecida como a Escadaria Espanhola. A Piazza di Spagna é um dos locais de encontro mais populares de Roma, por isso, é comum ver vários jovens aproveitando o local e disputando cada espaço na escadaria. A combinação da escadaria, do obelisco, da praça e da igreja é um deleite para os olhos.

5. Almoço no Pastificio Guerra

Pastifício Guerra. Foto: hihiguide.com https://stories.hihiguide.com/tag/food-drinks-in-rome/
Pastifício Guerra. Foto: hihiguide.com

Pertinho da Piazza di Spagnia, na Via della Croce, você encontra a cantina Pastifício Guerra. Por apenas 4 euros, é possível comer uma boa massa fresca. Há sempre 2 opções de menu que mudam diariamente, e água à vontade. A cantina tem pouquíssimas mesas, não tem cadeiras. A ideia do local é de ser mais um delivery de massas, onde você passa, pega e leva pra casa. Mas muita gente pega e come ali na frente, em pé mesmo. Ótimo custo benefício para quem está passando por ali.

6. Sobremesa no Pompi

Tiramisu Clássico do Pompi. Foto: pompi.co.uk https://pompi.co.uk/product/monoportion-classic-tiramisu/
Tiramisu Clássico do Pompi. Foto: pompi.co.uk

Em frente ao Pastifício Guerra, você encontra o melhor tiramisu da Itália, na doceria Pompi. Experimentamos o tiramisu tradicional, por apenas 4 euros. Há também opções com morango, pistache, etc. A porção é generosa e para quem não é uma formiga de doces, dá pra dividir tranquilamente. O tiramisu do Pompi é digno da sua fama. É es-pe-ta-cu-lar. Há também outras variedades de doces, como canoli, bolos, etc. Quando em Roma de novo, definitivamente voltaremos.

7. Piazza del Popolo

Pôr do Sol na Piazza del Popolo
Pôr do Sol na Piazza del Popolo

Na Piazza del Popolo, o que geralmente chama atenção são as duas igrejas simétricas. As igrejas de Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria em Montesanto foram encomendadas pelo papa Alexandre VII em 1658. Há ainda outra igreja na Piazza del Popolo, a Santa Maria del Popolo, construída em 1477.
Mas o que impressiona mesmo é o obelisco egípcio antigo. O obelisco de 23,2 metros de altura foi construído por volta de 1300 aC. Em 10 aC, o imperador romano Augusto transportou o obelisco até Roma.

8. Vista do Coliseu à noite

Coliseu iluminado
Coliseu iluminado

A estação de metrô do Coliseu é uma estação central de baldeação, e caso você tenha comprado o Roma Pass ou o Ticket de transporte para 1 ou vários dias, é possível descer e voltar várias vezes ao metrô. Foi isso que fizemos, ao parar na estação do Coliseu à noite, descemos para vê-lo iluminado. É um espetáculo e totalmente diferente quando o vemos de dia. Imperdível.

9. Arco de Constantino

Arco de Tito, em frente ao Coliseu
Arco de Tito, em frente ao Coliseu

O Arco de Constantino, localizado entre o Coliseu e o Monte Palatino, é um arco triunfal de Roma, ou seja, um arco construído para celebrar um triunfo. Neste caso, o arco foi criado para comemorar a vitória do imperado Constantino sobre Maxêncio, na batalha da Ponte Sílvia, em 312 dC.

Dia 2

1. Visita ao Coliseu

Interior do Coliseu. em Roma
Interior do Coliseu. em Roma

Até os dias de hoje o Coliseu de Roma, uma das 7 maravilhas do mundo moderno, continua sendo um espetáculo de engenharia. Por volta do ano 72 dC, o imperador Vespasiano encomendou o Coliseu. O mesmo foi inaugurado pelo seu filho Tito no ano de 80 dC com um festival incluindo 100 dias de jogos, com batalha entre gladiadores e luta entre animais selvagens. Não tem como você entrar no Coliseu e não se imaginar naquela época, principalmente se você assistiu ao filme Gladiador.

Ainda hoje, o Coliseu impressiona pela sua imponência. A arquitetura das arquibancadas, das entradas e passarelas, e a visão que se tinha como espectador para o local onde se realizavam as batalhas, não deixam nada a desejar a nenhum estádio de futebol da atualidade. Impressiona muito como os romanos planejaram e construíram essa maravilha a quase 2 mil anos atrás.

Lembrando que o ingresso do Coliseu, já inclui a entrada do Fórum Romano e da Colina Palatino.

2. Fórum Romano

Forum Romano
Forum Romano

 

Ruínas do Fórum Romano
Ruínas do Fórum Romano

O Fórum Romano, popularmente conhecido como Fórum Magno, foi o fórum mais importante da Roma antiga, situado entre a Colina Palatino e o Capitólio. Era o local de muitos dos mais imponentes templos e monumentos da cidade. O Fórum Romano era um centro de espetáculos e cerimônias religiosas, e foi palco de reuniões públicas, tribunais e combates de gladiadores, sendo repleto de lojas e mercados ao ar livre.

3. Colina Palatino

Vista do Forum Romano, na Colina Palatino
Vista do Forum Romano, na Colina Palatino

A mitologia romana diz que foi na Colina Palatino que os gêmeos Rômulo e Remo foram encontrados na Caverna Lupercal por uma loba e criados por ela. Foi nesse local que Rômulo, quando adulto, decidiu construir a cidade. Ou seja,segundo a lenda, foi nessa Colina que teve início o Império Romano. Lá da colina se tem uma excelente vista de todo Fórum Romano.

4. Piazza del Campidoglio

Piazza del Campigdolio, em Roma
Piazza del Campigdolio, em Roma

Projetada por Michelangelo no século XVI, a Piazza del Campidoglio é uma das mais bonitas da cidade. É nessa praça que se encontra o Palazzo Senatorio, antiga sede do Senado e que hoje é a prefeitura. Nesta praça também é possível encontrar o Palazzo dei Conservatori, a antiga sede dos chamados Conservatori, magistrados que administravam a cidade juntamente com o Senado. Hoje o Palazzo dei Conservatori é um museu.

5. Monumento a Vitorio Emanuelle II

Monumento a Vittorio Emanuelle II
Monumento a Vittorio Emanuelle II

O Monumento a Vitorio Emanuelle II, inaugurado em 1911 na Piazza Venezia, em Roma, impressiona de longe pelo tamanho e sua beleza, mas ao entrar no monumento você se impressiona com os pequenos detalhes da sua construção. Na foto vemos o túmulo do soldado desconhecido, onde guardas de honra do exército italiano ficam de guarda noite e dia. No topo da foto vemos a estátua de Vittorio Emanuelle, que pesa mais de 50 toneladas e mede doze metros de comprimento.

6. Basílica de São João de Latrão

Basílica de São João de Latrão
Basílica de São João de Latrão

A maioria dos turistas não tem conhecimento da Basílica de São João de Latrão ( San Giovanni in Laterano), e provavelmente ficaria surpresa em saber que esta Basílica está acima de todas as outras igrejas da Igreja Católica, mesmo acima da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Isso por que a Basílica de São João de Latrão é a Catedral de Roma e a sede oficial do Bispo de Roma, ou seja, a sede oficial do Papa. Como tal, a Basílica contém o trono papal, embora o Papa Francisco raramente a visite. Originalmente construída no século 4 por Constantino, ela foi a residência principal do Papa até o século 14, quando ele se mudou para o Vaticano.

A Basílica é linda, tendo em seu interior estátuas gigantes dos 12 apóstolos e um teto incrivelmente belo. E o melhor de tudo, a entrada é gratuita.

7. Bocca della Veritá

Boca della Veritá, em Roma
Boca della Veritá, em Roma

A Boca da Verdade (Bocca della Veritá em italiano) é um antigo disco de mármore romano com uma escultura em relevo do rosto de um homem. Segundo a lenda, a boca do rosto se fecha se um mentiroso colocar a mão nele.

 

No site Omio (antigo GoEuro) você pode comparar os preços das passagens entre uma cidade e outra em toda Europa. O site já compara ônibus, trem e avião e lhe dá a melhor opção. Clique aqui e ganhe 10 euros de desconto na sua primeira compra pelo Omio.

 

Dia 3

1. Audiência com o Papa Francisco na Praça de São Pedro

Papa Francisco na Audiência Papal
Papa Francisco na Audiência Papal

Na grande maioria das quartas-feiras do ano, o Papa realiza uma audiência pública, passeando com seu Papa móvel e falando com os fiéis. Para participar da audiência, é necessário ter um bilhete. Pelo site oficial do Vaticano, só há uma forma de reservar os tickets para a audiência com o Papa, por fax. Só que hoje em dia, quem tem fax? Então, como fazer? Encontramos uma forma de reservar os tickets pela internet. Clique aqui para ver como reservar o ingresso pela internet.

2. Museus do Vaticano

Esfera na Esfera, nos Museus do Vaticano
Esfera na Esfera, nos Museus do Vaticano

 

Famoso Teto da Capela Sistina
Famoso Teto da Capela Sistina

Os Museus do Vaticano contêm obras-primas da pintura, escultura e outras obras de arte coletadas pelos papas através dos séculos. Os museus incluem várias obras monumentais de arte, como as Salas de Rafael, a Galeria Egípcia, a Galeria de Mapas, a Pinacoteca (com quadros de Rafael, Leonardo da Vinci e Caravaggio) e por último, como fechamento do passeio, a tão aguardada Capela Sistina.

Dizem que a fila para entrar no Museu do Vaticano é a maior de Roma. Mas você pode comprar o ingresso antecipado, agendar o dia e horário e furar a fila. Veja como clicando aqui.

4. Basílica de São Pedro

Praça de São Pedro, no Vaticano com a Basílica ao fundo.
Praça de São Pedro, no Vaticano com a Basílica ao fundo.

 

Interior da Basílica de São Pedro.
Interior da Basílica de São Pedro.

A Basílica de São Pedro é um dos mais sagrados santuários católicos do mundo, visitado por milhares de peregrinos e turistas todos os meses. Construída sobre o túmulo de São Pedro, um dos 12 apóstolos e o primeiro Papa da igreja católica, a Basílica é visita obrigatória para os visitantes de Roma.

Como a entrada é gratuita, dificilmente você a verá sem filas. Mas o acesso é relativamente rápida e em menos de 1 hora estávamos entrando na gigantesca e espetacular Basílica de São Pedro. Veja mais sobre nossa visita à Basílica clicando aqui.

5. Castelo de Sant’Angelo

Castelo de Sant'Angelo
Castelo de Sant’Angelo

O Imperador Adriano encomendou o Castelo de Sant’Angelo, nas margens do rio Tibre, como um mausoléu para sua família. Construído no primeiro século entre 123 e 139 d.C. As cinzas de Adriano foram colocadas na tumba após sua morte em 138. O túmulo foi convertido em uma fortaleza militar, e características arquitetônicas foram continuamente adicionadas para melhorar a fortificação ao longo dos séculos. O Papa Nicolau III ligou a fortaleza à Basílica de São Pedro com uma passagem secreta, chamada Passetto di Borgo, que serviria como uma rota de fuga para os papas se eles enfrentassem algum perigo.

Veja o roteiro completo do nosso dia no Vaticano, clicando aqui.

 

Reserve seu Hotel com o melhor preço: Em Roma, ficamos no Hotel Urban Garden. Hotel bom, pertinho do metrô, limpo e barato. Reserve ele ou outro clicando aqui.

 

Dia 4

Bate e volta a Tivoli

As 100 fontes em Tivoli
As 100 fontes da Villa d’Este em Tivoli

Tivoli e seus incríveis jardins estão localizados no Monti Tiburtini, a apenas 40 Km de Roma. Um dos lugares mais incríveis da Itália e ainda não estupidamente lotado de turistas. A cidade além de ser conhecida por suas fontes de águas minerais, usadas desde os tempos antigos, é mais conhecida por seus dois locais declarados patrimônio mundial pela UNESCO: a Villa Adriana e a Villa d’Este.

A Villa d’Este abrange terraços, escadarias, caminhos, encostas, e muitas fontes. Dizem que seu jardim lembra os jardins suspensos da Babilônia.

Veja como chegar e como foi nosso passeio completo a Tivoli, clicando aqui.

 

Veja mais posts sobre Roma:

Roma Pass vale a pena?

Bate e volta de Roma – Os incríveis Jardins de Tivoli

Roteiro no Vaticano – Audiência com o Papa, Museus do Vaticano e Basílica de São Pedro

Como comprar o ingresso para o Museu do Vaticano antecipadamente

Como reservar os tickets para audiência com o Papa pela internet

 

Compartilhe no Pinterest:

20191116_202116_0000.png