LRM_EXPORT_1435790731123987_20191002_213229473.jpeg

Catacumbas e Museu do Mosteiro de São Francisco, em Lima no Peru

As catacumbas do Mosteiro de São Francisco, no Centro Histórico de Lima, revela os ossos dos sacerdotes e ricos Limenhos de antigamente. Agora aberto a visitação, os ossos como antebraços, fêmures e crânios estão dispostos de forma organizada para torná-los um pouco mais agradável aos olhos dos visitantes. Para os turistas que gostam de algo incomum, o passeio pelas catacumbas é um ótimo atrativo. 

A Igreja e Mosteiro de São Francisco fica no centro histórico de Lima, pertinho da Plaza de Armas, do Palácio do Governo e da Catedral de Lima. Em estilo barroco espanhol, a igreja foi construída no século XVII, e tombada como patrimônio histórico da UNESCO em 1991. 

Exterior da Igreja de São Francisco
Exterior da Igreja de São Francisco

 

Tá planejando uma viagem para o Peru? Não esqueça de contratar seu seguro viagem. Compare seu seguro com as melhores operadores do mercado e tenha 5% de desconto com o cupom DECOLAGEM5.

 

Como é o passeio pelo Museu do Convento de São Francisco e as catacumbas?

Entrada do Museu do Convento de São Francisco e as Catacumbas
Entrada do Museu do Convento de São Francisco e as Catacumbas

Por apenas 15 soles para adultos e 8 soles para estudantes, é possível adquirir o bilhete para o passeio guiado pelo Museu do Mosteiro de São Francisco, que inclui o passeio pela biblioteca, pelo pátio e pelas catacumbas. 

Igreja de São Francisco vista no passeio do Museu
Igreja de São Francisco vista no passeio do Museu

A biblioteca abriga cerca de 25 mil livros antigos de grande relevância religiosa e cultural, como uma edição da bíblia datada de 1571, o primeiro dicionário espanhol publicado pela Royal Spanish Academy, além de vários livros da época da chegada dos espanhóis ao Peru. Muitos dos livros são tão antigos e delicados que só podem ser manuseados pelos próprios monges franciscanos. 

Biblioteca do Museu de San Francisco. Foto: museocatacumbas.com
Biblioteca do Museu de San Francisco. Foto: museocatacumbas.com

Reserve seu Hotel com o melhor preço: Em Lima, ficamos no Hotel Soul Matte In, em Miraflores. Hotel bom, bem localizado, limpo e barato. Reserve ele ou outro clicando aqui.

Próxima parada do passeio foi o pátio do mosteiro. O pátio é belíssimo, com obras de arte e azulejos de mais de 400 anos. A saída do passeio é pelo pátio, então ao final, é possível ficar mais um pouco para apreciar a beleza do local. 

Pátio do Mosteiro e seus jardins
Pátio do Mosteiro e seus jardins

Finalmente chegamos às catacumbas, onde mais de 25 mil pessoas foram enterradas até 1808. Essas pessoas eram religiosos e a alta classe da sociedade, que acreditavam ali estar mais próximos aos santos.

As catacumbas foram fechadas e esquecidas até serem redescobertas e reabertas em 1947. Os arqueólogos e antropólogos decidiram separar os esqueletos pelas partes do corpo. É por isso que, durante a visita, você encontrará túmulos apenas de fêmures, outros apenas com antebraços, outros apenas com crânios, dispostos de forma harmônica seguindo um determinado padrão. Acho que os arqueólogos tinham algum TOC, sei lá.

Poço dos crânios nas Catacumbas do Mosteiro de São Francisco
Poço dos crânios nas Catacumbas do Mosteiro de São Francisco

Quem tem claustrofobia pode sofrer um pouquinho. Os caminhos do porão da igreja tem o teto baixo e os corredores bem apertados. Há rumores de que as catacumbas também incluíam passagens secretas conectando-se à Catedral e ao Tribunal da Santa Inquisição.

Caminho nas catacumbas do Mosteiro de São Francisco. Foto: museocatacumbas.com
Caminho nas catacumbas do Mosteiro de São Francisco. Foto: museocatacumbas.com

Lembrando que os passeios guiados são em inglês e espanhol, durando aproximadamente 1 hora. 

 

Essa viagem foi feita com a passagem trocada 100% com milhas. Saiba como acumular mais milhas no nosso post “Como acumular mais milhas e viajar de graça?”, clicando aqui.

 

Horário de funcionamento do Museu do Mosteiro de São Francisco?

O museu funciona todos os dias das 9 da manhã às 8:15 da noite. 

 

Quanto custa o passeio pelo Museu do Mosteiro de São Francisco?

O Preço do bilhete das Catacumbas e Museu do Mosteiro custam:

15 soles para adultos

8 soles para estudantes

3 soles para crianças
Mais informações podem ser vistas no site oficial do Museu: http://museocatacumbas.com/

 

Veja nosso post sobre os 10 lugares imperdíveis em Lima

E se você tiver um dia a mais em Lima, vale a pena incluir o bate-volta no Óasis de Huacachina e nas Islas Ballestas. Clique aqui para saber mais sobre esse passeio.

De fato, Lima e os arredores tem muita coisa interessante para se ver.

 

Compartilhe no Pinterest:

20191003_071241_0000.png