0808-2019-0723022551044036167803.jpeg

Saiba como prevenir o Soroche (mal da altitude). Não perca sua viagem por causa dele.

Cusco, a 3.400 metros acima do nível do mar, é um dos lugares mais visitados da América do Sul, um lugar lindo e cheio de história, paisagens maravilhosas e uma culinária inigualável. Mas lembre-se, você deve prestar muita atenção ao seu corpo quando viajar para Cusco.

A doença da altitude, também conhecida como Soroche ou Doença da Montanha, pode ocorrer quando você viaja para um local com altitudes superiores a 2.500 metros acima do nível do mar. Respirar torna-se difícil porque você não consegue absorver tanto oxigênio.

Principais Lugares e suas Respectivas Altitudes
Lugares do Peru e suas Respectivas Altitudes

Idade, sexo, peso ou aptidão física não tem influência nenhuma sobre contrair ou não a doença da altitude. Se você já teve, não impede de ter novamente, e se nunca teve (caso já tenha viajado para altas altitudes antes) não impede de contrair. 

Montanha Colorida. A 5 mil metros de altitude.
Montanha Colorida. A 5 mil metros de altitude.

Sintomas do Soroche

Dor de cabeça, náusea e vômito, tontura, cansaço, perda de apetite e falta de ar. Sintomas bem parecidos de uma ressaca das grandes. Em casos graves, seu nível de oxigênio pode cair muito ou você pode ficar desidratado.

Cansaço e falta de ar. Alguns sintomas do Soroche. Fonte: irishexaminer.com
Cansaço e falta de ar. Alguns sintomas do Soroche. Fonte:
irishexaminer.com

Os sintomas do soroche geralmente se desenvolvem entre 6 e 24 horas após atingir altas altitudes. Algumas pessoas chegam a desmaiar porque tentam fazer muito esforço quando chegam a Cusco.

Para vocês terem ideia, nós chegamos no aeroporto de Cusco, pegamos um transfer direto pro Hotel (ficamos no Hotel Apu Huacaran) e precisei subir as malas por apenas um lance de escada. O suficiente para ficar sem ar e precisar deitar por um bom tempo pra me recompor. 

Tá planejando uma viagem para o Peru? Não esqueça de contratar seu seguro viagem. Compare seu seguro com as melhores operadores do mercado e tenha 5% de desconto com o cupom DECOLAGEM5.

Alguns passeios em Cusco, como o passeio para a Montanha Colorida e o passeio para a Laguna Humantay além da altitude bastante elevada, requer um grande esforço físico, portanto, caso faça esses passeios, siga bem as dicas para diminuir o soroche.

Dicas para diminuir ou evitar o soroche ( doença da altitude)

1) Aclimatação

É necessário um período de aclimatação para seu corpo se acostumar. É sugerido que você descanse no seu primeiro dia em Cusco. Evite grandes esforços (caminhadas,  escaladas, etc.) durante as primeiras 24 horas.

2) Água, muita água

Beba muita água, pois a desidratação é bastante comum. Em altitudes elevadas recomenda-se de quatro a seis litros de água por dia.

Beba de 4 a 6 litros de água por dia. Fonte: health.clevelandclinic.org
Beba de 4 a 6 litros de água por dia. Fonte: health.clevelandclinic.org

3) Folhas de Coca (chá ou in natura)

Beber o chá de coca, colocando as folhas de coca em um copo de água fervente, ou mascar (chupar) as folhas de coca, ajudam bastante a diminuir os efeitos da altitude. 

Aprendi com os locais em deixar sempre uma folha de coca de um lado da boca e ir engolindo o sumo que ela solta aos poucos. O gosto depende de pessoa a pessoa, eu não achei ruim.

Chá de Coca
Chá de Coca

4) Comidas e Bebidas

Evite bebidas alcoólicas e cigarros. E para comer, dê preferência a alimentos ricos em açúcar, alimentos de fácil digestão e carboidratos. Frutas e/ou chocolates devem estar sempre na sua mochila durante sua estadia. 

Quando você chega em altas altitudes seu corpo usa mais açúcar como fonte de energia durante o descanso e durante o exercício. Uma dieta rica em carboidratos, além de recuperar os baixos níveis de açúcar no sangue, requer 10% menos de oxigênio do metabolismo, ajudando a reduzir a fadiga.

Pizza para recuperar as energias, em Ollantaytambo.
Pizza para recuperar as energias, em Ollantaytambo.

5) Medicamentos

Existem alguns medicamentos como o Diamox (acetazolamida) que podem ajudar seu corpo na aclimatação. É necessário tomar a medicação alguns dias antes da viagem. Não precisamos nem dizer que todo remédio deve ser prescrito pelo seu médico, né?

Em Cusco, há um comprimido chamado Soroche Pills (ou similares), que diminui esses efeitos da altitude. Tomamos ele e realmente ajuda.

Soroche Pills
Soroche Pills

Há também um cilindro de oxigênio (Oxishot) que vende em todo lugar, mas os locais dizem que seria apenas para casos extremos do mal da altitude.

 

Reserve seu Hotel com o melhor preço: Em Cusco, ficamos no Hotel Apu Huascaran, em San Blas. Hotel bom, bem localizado, limpo e barato. Reserve ele ou outro clicando aqui.

Aproveite a viagem

O soroche, mal da altitude, realmente existe, mas os seus males diferem de pessoa a pessoa. O que não dá é perder uma viagem tão esperada devido a indisposição causada por ela. 

Espero que essas informações tenham sido úteis para lhe ajudar a se aclimatar, entendendo e prevenindo o soroche, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.

Veja nossos outros posts sobre o Peru:

Montanha Colorida (Rainbow Montain). Veja como foi nosso passeio.

Laguna Humantay: a famosa lagoa peruana

O que fazer em Lima: Conheça 10 lugares imperdíveis na capital do Peru.

Bate-volta para o Oásis de Huacachina, em Ica, o Geoglifo do Candelabro e as Islas Ballestas, em Paracas