Laguna Humantay

Passeio à Laguna Humantay: Como ir a partir de Cusco para a famosa lagoa peruana.

No distrito de Mollepata, a 4.200 metros de altitude, fica a Laguna Humantay. Devido a sua proximidade com Cusco, é um dos passeios turísticos onde a procura tem crescido bastante ultimamente. Isso devido a sua famosa água azul-turquesa, em meio a uma paisagem com montanhas cobertas de gelo. 

Acredita-se que a Laguna era sagrada para os Incas, e ainda hoje é visitados por xamãs e turistas em busca de uma experiência espiritual. Pedras empilhadas são vistas durante todo o trajeto até a Laguna e inclusive ao redor dela. Essa pedras são oferendas para Pachamama, divindade da cultura Inca.

Um dos passeios imperdíveis e mais deslumbrantes a se fazer quando se está em Cusco, assim como a Montanha Colorida.

Pedras na Laguna Humantay
Pedras na Laguna Humantay

Tá planejando uma viagem para o Peru? Não esqueça de contratar seu seguro viagem. Compare seu seguro com as melhores operadores do mercado e tenha 5% de desconto com o cupom DECOLAGEM5.

Como ir à Laguna Humantay?

É muito fácil visitar a Laguna Humantay. Há muitas agências de turismo (a maioria delas localizada na Plaza de Armas) que oferecem o passeio diariamente a partir de Cusco. Você não precisa reservar com antecedência, inclusive é muito mais barato reservar lá um dia antes do passeio, do que reservar com antecedência pela internet. Ainda dá pra pechinchar um pouco. 

Os passeios custam entre 60 e 80 soles, e a grande maioria já inclui o café da manhã e o almoço. Vale lembrar que todos os turistas precisam pagar uma taxa de preservação de 10 soles, e esse valor geralmente é cobrado por fora.

É possível também chegar até ela pela trilha Salkantay.

 

Como foi nosso passeio?

Às 3 da manhã, o guia passou para nos buscar no hotel. Pegamos a Van e mais outros passageiros pela cidade e umas 3:30h já estávamos em direção à Mollepata. 

Reserve seu Hotel com o melhor preço: Em Cusco, ficamos no Hotel Apu Huascaran, em San Blas. Hotel bom, bem localizado, limpo e barato. Reserve ele ou outro clicando aqui.

Depois de 102 km percorridos, a primeira parada foi para o café da manhã, 3 horas depois da partida. Um pequeno refeitório à beira das montanhas, com uma vista belíssima. Pão, ovo, geleia, manteiga, café e chá de coca. O suficiente para dar uma acordada e continuar o passeio.

Refeitório do Café da Manhã
Refeitório do Café da Manhã

 

Vista belíssima do refeitório do café da manhã.
Vista belíssima do refeitório do café da manhã.

Após explicações do guia, recebemos bastões para ajudar na caminhada e voltamos pra Van. Mais uma hora de viagem até a base da montanha. Nessa hora é necessário desembolsar mais 10 soles, de taxa de preservação, como falado anteriormente.

Mais alguma instruções, um grito de guerra e partiu Laguna.

IMPORTANTE: O clima de Cusco muda constantemente, então tenha sempre na mochila uma capa de chuva e luvas. Compramos na Plaza de Armas, por apenas 5 soles a capa e 10 soles as luvas.

Grito de guerra antes da subida à Laguna Humantay
Grito de guerra antes da subida à Laguna Humantay

 

Caminhada em direção à Laguna Humantay
Caminhada em direção à Laguna Humantay

 

Como foi nosso primeiro passeio de aventura em Cusco, sentimos bastante a altitude. O segredo é esquecer do grupo e ir no seu ritmo. No nosso passeio foram 2 guias, um que vai acompanhando o pessoal da frente, e o outro que vai acompanhando o último do grupo, que no caso era sempre eu (hehehe). Aparentemente o guia não estava se incomodando por nós estarmos bem atrás do resto do grupo.

Quando o ar realmente falta, o guia tem disponível um produto natural local com cheiro forte, onde se cheira no intuito de abrir as vias respiratórias. Realmente funciona.

 

Produto natural usado para abrir as vias respiratórias
Produto natural usado para abrir as vias respiratórias

Mas caso você não tenha preparo físico suficiente ou não esteja disposto no dia, você pode alugar um cavalo para lhe levar bem pertinho da Laguna, por 70 soles (quase o preço total do passeio). É caro, é discutível o uso de animais, mas usa quem quer.

Cavalo para alugar na Laguna Humantay
Cavalo para alugar na Laguna Humantay

No caminho, você passa por um lindo acampamento em forma de cúpula. Acredito que dormir ali deve ser algo surpreendente ( quem sabe na próxima). Há também um pequeno restaurante. Como já tínhamos comprado água e comida, não paramos para ver os preços.

Acampamento na Laguna Humantay
Acampamento na Laguna Humantay

Era um dia chuvoso, com neblina e um pouco de lama durante o caminho. Mas a paisagem supera todas as adversidades do trajeto. Após uma hora e quarenta minutos, passando por lindos riachos e um visual de tirar o fôlego (literalmente), chegamos à Laguna.

Riachos no caminho da Laguna Humantay
Riachos no caminho da Laguna Humantay

Por estar o dia nublado, quase não dava para ver a Laguna, ficamos um pouco apreensivos mas em questão de 5 a 10 minutos, o tempo abriu e pudemos aproveitar todo o visual da belíssima lagoa em cima dos Andes.

Laguna Humantay Nublada
Laguna Humantay Nublada

Nessa hora o guia quis explicar a história do lugar, mas sinceramente, depois de todo o esforço e do tempo abrir, só queríamos apreciar a bela paisagem.

Laguna Humantay
Laguna Humantay

 

 

A descida todo santo ajuda, né? Não necessariamente, hehehe. Como choveu durante toda a nossa subida, havia bastante lama e quem não estava com calçados apropriados (como eu, por exemplo), levou bastante tombo. Então fica a dica de comprar os tênis de trekking ou similares, são quase essenciais. Um pouco mais de uma hora depois, chegamos à Van. Todos mortos mas felizes. 

 

Ponto de Apoio na base da Laguna Humantay
Ponto de Apoio na base da Laguna Humantay

Fizemos o caminho de volta, e paramos para almoçar no mesmo local que tomamos o café da manhã. Um almoço bem honesto.

Almoço na Laguna Humantay
Almoço na Laguna Humantay

Todos satisfeitos, entramos mais uma vez na Van para seguir por mais 3 horas de viagem retornando à Plaza de Armas, em Cusco.

Um passeio surpreendente e espetacular. Um dos locais mais impressionantes que já vimos na vida inteira.

Busque sua passagem para o Peru com o melhor comparador de passagens áreas do mundo. Clique aqui e garanta o melhor preço.

Nosso próximo passeio em Cusco foi para a Montanha Colorida (Rainbow Montain). Veja como foi nosso passeio.

Veja também como prevenir o Soroche, o mal da altitude.

 

Veja nossos outros posts sobre o Peru:

Saiba como prevenir o Soroche (mal da altitude). Não perca sua viagem por causa dele.

Montanha Colorida (Rainbow Montain). Veja como foi nosso passeio.

O que fazer em Lima: Conheça 10 lugares imperdíveis na capital do Peru.

Bate-volta para o Oásis de Huacachina, em Ica, o Geoglifo do Candelabro e as Islas Ballestas, em Paracas

 

Compartilhe no Pinterest:

20191014_072713_0000