barranco-1.jpeg

O que fazer em Lima: Conheça 10 lugares imperdíveis na capital do Peru.

O Peru tem muitos destinos de deixar qualquer um de boca aberta, com uma riqueza cultural e natural gigantesca. Não é novidade, que a cada ano que passa, o Peru vai se firmando como um dos destinos preferidos dos viajantes. Dentre esses destinos temos sua capital: Lima, que nos reserva grandes surpresas. 

A área em torno de Lima foi habitada por milhares de anos pelas civilizações pré-inca, que cultuavam seus deuses em enormes huacas (enormes pirâmides) e muita, muita história. Seus templos no meio da metrópole, misturada a arquitetura moderna é um experiência única. Museus com achados arqueológicos do período pré-colombiano, nos faz mergulhar na história do país.

Tá planejando uma viagem para o Peru? Não esqueça de contratar seu seguro viagem. Compare seu seguro com as melhores operadores do mercado e tenha 5% de desconto com o cupom DECOLAGEM5.

Situada na costa pacífica do continente sul-americano, foi fundada por Francisco Pizzarro, o conquistador espanhol, em 1535, derrubando o império Inca. Lima foi a capital mais importante da América do Sul até o século XIX, pois era o centro de um vice-reinado espanhol que abrangia o Peru, a Bolívia, o Chile e o Equador.

Vale a pena conhecer Lima? Ah, certeza absoluta que vale. A capital peruana tem muitos pontos turísticos. Reserve pelo menos 2 dias inteiros. 

E para ajudar você a desvendar Lima, listamos os 10 lugares que achamos imperdíveis: 


1. Malecón de Miraflores

O Malecón é um grande parque com 2km de extensão situado ao longo das falésias, em frente ao Oceano Pacífico. Ideal para passear, correr, andar de bicicleta, apreciar a vista, ou quem sabe voar de parapente (por 50 dólares é possível voar 10 minutos com um instrutor). 

Parapente no Malecón de Miraflores
Parapente no Malecón de Miraflores

E ao longo do Malecón há 3 lugares belíssimos para conhecer: O Faro de la Marina, o Parque do Amor e o Shopping Larcomar. 

O farol conhecido como Faro de La Marina, ativo até hoje,  foi inicialmente construído na cidade de Ilo, em 1900, e em 1973 foi transferido para Lima. Localizado em um ponto estratégico, é possível ter uma visão completa da orla no mirante logo atrás do farol. 

 

Faro La Marina, em Miraflores
Faro La Marina, em Miraflores

 

Caminhando pelo Malecón você chegará no Parque do Amor, e encontrará uma linda escultura de um casal apaixonado, do artista Victor Delfin, um dos ícones da cidade de Lima. É de longe o local mais visitado do Malecón.

Parque del Amor, em Miraflores
Parque del Amor, em Miraflores

O último ponto imperdível do Malecón é o belíssimo Shopping Larcomar, que ganhou o prêmio de shopping mais inovador do mundo. O shopping fica, literalmente, à beira do penhasco, onde você tem uma vista magnífica do oceano. Com muitas lojas e restaurantes, além de cinemas e outros entretenimentos, o shopping é parada obrigatória para quem vai em Lima. 

Shopping Larcomar, Lima
Shopping Larcomar, Lima

A dica é conhecer nessa ordem, começando o passeio no farol e terminando no shopping. Você aproveita para relaxar tomando uma Cusqueña e apreciando a belíssima vista do oceano.

Reserve seu Hotel com o melhor preço: Em Lima, ficamos no Hotel Soul Matte In, em Miraflores. Hotel bom, bem localizado, limpo e barato. Reserve ele ou outro clicando aqui.

O Shopping é aberto de domingo a domingo das 10 da manhã às 10 da noite.


2. Passear pela orla

A praia de Miraflores é diferente de tudo que já tínhamos visto. Nada de areia, apenas seixos, muitos seixos, totalmente novo para quem está acostumado com as praias do nordeste brasileiro. Você consegue ter acesso à praia em uma descida após o Shopping Larcomar.

Praia de Miraflores
Praia de Miraflores

O famoso restaurante La Rosa Náutica está localizado no meio do mar, com as falésias ao fundo e um belíssimo píer com várias lojinhas. Mesmo que você não vá comer no restaurante, passear pela parte externa já vale demais. A vista do restaurante é inigualável e sua estrutura por si só já vale o passeio. 

Restaurante Rosa Nautica, Lima
Restaurante Rosa Nautica, Lima

Ficamos ali o final da tarde, apreciando os surfistas, e o pôr do sol. E podemos dizer, é belíssimo.


 

3. Sitio Arqueológico Huaca Pucclana

No bairro de Miraflores, visitamos a Huaca Pucllana, construído pelo povo da cultura Lima entre 400 e 700 dC, uma civilização que antecedeu os Incas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Muitas vezes descrita como uma pirâmide, o templo foi construído com tijolos de adobe feitos à mão e empilhados no estilo “biblioteca”, um padrão que limitava o movimento e impacto durante terremotos. Huaca significa “sagrado” na língua indígena Quechua, falada hoje por milhões de peruanos.

Huaca Pucclana, em Miraflores
Huaca Pucclana, em Miraflores

O Huaca Pucclana é aberto de quarta a domingo das 9 às 17 horas e das 19 às 22 horas. Na segunda-feira é aberto apenas das 9 às 17 horas e é fechado nas terças. A entrada custa 15 soles ( 7.50 meia entrada) para o passeio diurno e 17 soles ( 8.5 meia entrada) para o passeio noturno.


 

4. Sitio Arqueológico Huaca Huallamarca

Uma pirâmide de adobe pré-colombiana, bem no meio do bairro de San Isidro. Segundo pesquisadores, o local foi um dos mais importantes centros administrativos e cerimonial, entre os anos 200 e 1532. Há evidências de cerimônias religiosas, ritos e sacrifícios em honra às suas divindades, e possivelmente onde os sacerdotes viviam.

O local foi construído a mão com tijolos adobe. No mesmo local há um pequeno museu que expõe múmias, cerâmicas e outro utensílios encontrado nas escavações do local.

Huaca Huallamarca, Lima
Huaca Huallamarca, Lima

Um passeio rápido, em menos de uma hora é possível percorre-lo todo. O local é aberto para visitação das 9 às 17 horas, de terça a domingo. A entrada custa apenas 5 soles.


 

5. Sitio Arqueológico Mateo Salado

Um dos sítios arqueológicos mais importantes da capital peruana, mas ao mesmo tempo, o menos visitado por turistas. Um dos motivos para a baixa visitação deve ser o fato de apenas nos anos 2000 que os pesquisadores começaram a recuperar o local, e então ele começou a fazer parte do Patrimônio Cultural Nacional.

Localizado no bairro de Puebla Livre, sua construção é feita de Taipa. O complexo tem cinco pirâmides muradas e também era usada como centro administrativo e cerimonial.

Huaca Mateo Salado (Fonte: www.diariocorreo.pe)
Huaca Mateo Salado (Fonte: www.diariocorreo.pe)

O local é aberto para visitação de terça a domingo, das 9 às 16 horas.


 

6. Parque de La Reserva (Parque das Águas)

Parque de La Reserva, em Lima. Por apenas 4 soles (aproximadamente 5 reais), você ingressa em um dos parques mais organizados e bonitos que já vimos nas nossa viagens. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O Parque de La Reserva foi originalmente inaugurado em 1929 para homenagear todos os reservistas civis que lutaram na defesa de Lima durante a Guerra do Pacífico. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Parque de La Reserva, Lima
Parque de La Reserva, Lima

Em maio de 2007 foi inaugurado o show de água e luz chamado Circuito Mágico das Águas, que ganhou o recorde do Livro Guinness pelo maior complexo de chafarizes do mundo. Todas as fontes são iluminadas à noite, e hoje o parque tornou-se uma das atrações turísticas mais visitadas de Lima.

Parque de La Reserva, Lima
Parque de La Reserva, Lima

O parque é aberto de terça a domingo, das 15 às 22:30h.


7. Centro Histórico (Plaza de Armas)

Plaza de Armas, também conhecida como Plaza Mayor, um dos pontos turísticos mais visitados de Lima. Foi neste lugar onde Francisco Pizarro fundou Lima em 1535, tornando-se a praça mais antiga da cidade. A grandiosidade histórica é refletida nos edifícios ao redor da praça, como o Palácio de Governo, o Palácio Arzobispal e a Catedral. 

Centro Histórico de Lima
Centro Histórico de Lima

 


 

8. Catacumbas do Mosteiro de São Francisco

As catacumbas do Mosteiro de São Francisco, no Centro Histórico de Lima, revela os ossos dos ricos Limenhos de antigamente. 

Aberto a visitação, os ossos como fêmures, antebraços e crânios estão dispostos de forma organizada para torná-los um pouco mais agradável aos olhos dos visitantes.

Passeio bem diferente. 

Catacumbas do Mosteiro de São Francisco
Catacumbas do Mosteiro de São Francisco

O passeio é guiado em espanhol ou inglês, pode ser feito todos os dias das 9 às 20:30h e custa 15 soles (8,5 soles meia).


 

9. Museu Larco

Fundado em 1926, o Museu Larco oferece uma excelente visão sobre mais de 3000 anos da história pré-colombiana peruana. 

Museu Larco, em Lima
Museu Larco, em Lima

Localizado em uma mansão do século XVIII e cercada por um belíssimo jardim, e um charmoso restaurante, o museu apresenta a melhor coleção de ouro e prata do antigo Peru e uma famosa coleção arqueológica erótica.

Museu Larco, Lima
Museu Larco, Lima

A entrada do Museu custa 30 soles por adulto, mas vale cada centavo investido. É aberto de domingo a domingo, das 9 às 22 horas.


 

10. Bairro Barranco

Este bairro imperdível foi construído no século 19 como um destino de praia para a aristocracia de Lima, e hoje é conhecido como o bairro boêmio da cidade.

Repleto de grafites, desde pinturas bem realistas à desenhos extravagantes e coloridos, o bairro é vibrante, com muita criatividade. Faz parte do roteiro alternativo de Lima.

Grafites no Bairro Barranco
Grafites no Bairro Barranco, em Lima

Lojinhas, bares e cafés e além, claro, das diversas galerias de arte, o bairro de Barranco deve estar no seu roteiro pela capital peruana.

Grafites no Bairro Barranco, em Lima
Grafites no Bairro Barranco, em Lima

 

Essa viagem foi feita com a passagem trocada 100% com milhas. Saiba como acumular mais milhas no nosso post “Como acumular mais milhas e viajar de graça?”, clicando aqui.

E se você tiver um dia a mais em Lima, vale a pena incluir o bate-volta no Óasis de Huacachina e nas Islas Ballestas. Clique aqui para saber mais sobre esse passeio.

De fato, Lima e os arredores tem muita coisa interessante para se ver.