Onibus-flixbus.jpg

Como é viajar com a FlixBus? Opção de viagem barata pela Europa.

A FlixBus, é uma companhia “low cost” de viagens de ônibus, que tem rotas por toda Europa e nos Estados Unidos. Ou seja, uma companhia com preços baratos para você poder viajar entre uma cidade e outra, sendo uma das opções de como economizar na Europa. Você certamente irá ver os ônibus verdes da FlixBus passando pelas principais cidades europeias. 

Mas será que essa economia de passagens com a FlixBus vale a pena? Viajar com a Flixbus é bom? Veja nossos comentários dos prós e contras.

 

Sabia que o Seguro Viagem para a Europa é obrigatório? Compare seu seguro com as melhores operadores do mercado e tenha 5% de desconto com o cupom DECOLAGEM5.

 

Prós

1) Preço

Definitivamente, se você comprar a passagem de forma antecipada, é o meio mais barato para se locomover entre as principais cidades européias. 

Passagem de Budapeste para Bratislava. Apenas 7,99 euros.
Passagem de Budapeste para Bratislava. Apenas 7,99 euros.

 

Passagem da Bratislava para Viena. Apenas 4,99 euros.
Passagem da Bratislava para Viena. Apenas 4,99 euros.

 

 

2) Facilidade de Compra do Ticket

Tanto o site quanto o aplicativo mobile, são extremamente fáceis de usar. Basta colocar a cidade de origem e de destino, escolher a data, e pronto, já aparecem as opções disponíveis. Simples e prático.

Página principal do FlixBus.
Página principal do FlixBus.

 

 

Você também pode usar o site Omio (antigo GoEuro) para comparar os preços das passagens entre uma cidade e outra. O site já compara ônibus, trem e avião e lhe dá a melhor opção. Clique aqui e ganhe 10 euros de desconto na sua primeira compra pelo Omio.

 

3) Flexibilidade de Mudança e Cancelamento

É possível mudar ou cancelar a passagem até 15 minutos antes do embarque, mediante o pagamento de uma pequena taxa. O crédito restante ficará disponível na sua conta, por até 1 ano, para um uso futuro no próprio site do Flixbus.

Reserve seu Hotel com o melhor preço: Em Roma, por exemplo, ficamos no Hotel Urban Garden. Hotel bom, pertinho do metrô, limpo e barato. Reserve ele ou outro clicando aqui.

 

4) Quantidade de Rotas

É a companhia de ônibus com a maior quantidade de rotas pela Europa, principalmente nos países que fazem parte da União Europeia.

Rotas do Flixbus na Europa. (Fonte: Comparabus.com)
Rotas do Flixbus na Europa. (Fonte: Comparabus.com)

6) Conforto

O ônibus da Flixbus dispõe de banheiro, wi-fi e tomadas a bordo. Não é um ônibus leito, mas as poltronas são relativamente confortáveis e o espaço entre elas é de bom tamanho. Fizemos uma viagem de 5 horas e conseguimos descansar bem durante o percurso.

Interior do Flixbus
Interior do Flixbus

 

Banheiro Flixbus. Muito limpo.
Banheiro Flixbus. Muito limpo.

 

Tomadas para cada poltrona.
Tomadas para cada poltrona.

Contras

1) Atendimento 

Pegamos 3 ônibus diferentes do Flixbus, e uma coisa temos certeza, o tratamento dos funcionários (motorista e ajudante) com os passageiros é extremamente frio. 

 

2) Pontualidade

Dos 3 ônibus que pegamos, 2 atrasaram, coisas de 20 a 30 minutos, mas o problema é que não há absolutamente nenhuma pessoa da companhia para dar quaisquer informações. E até o ônibus chegar fica aquela sensação: “Será que estou na parada correta?”, “Será que ele parou em outra parada e eu não vi”. Apesar do aplicativo ter uma funcionalidade onde você pode verificar onde está seu ônibus, o mesmo não informa em quanto tempo o ônibus chegará na parada.

Placa com os horários de saída e chegada dos ônibus Flixbus, presente em todas as paradas.
Placa com os horários de saída e chegada dos ônibus Flixbus, presente em todas as paradas.

 

3) Locais de paradas dos ônibus

Verifique o ponto de partida do seu ônibus, pois alguns podem ser realmente no meio da rua, sem nenhum abrigo, caso esteja chovendo ou nevando, por exemplo. Se você não conhece a cidade antes de comprar o ticket, coloque a parada no Google Street View e dê uma olhada. Geralmente há várias paradas na cidade, então é só escolher a mais adequada para você.

Em Praga, por exemplo, escolhemos a parada da Estação Central de Trens, mas de fato a parada era do outro lado da avenida, em um lugar escuro, inseguro, sem nenhuma indicação. 

 

Parada do Flixbus na Estação Central de Praga.
Parada do Flixbus na Estação Central de Praga.

 

4) Malas de porão

Apesar de você ter direito a despachar uma mala de até 20 kg no porão do ônibus, não há checagem alguma por parte dos funcionários. Ou seja, como há várias paradas ao longo do caminho, qualquer pessoa poderia trocar a mala.

 

Conclusão

Usar o Flixbus vale a pena para economizar na viagem, mas só faz sentido se for mais barato do que qualquer outra alternativa (como trens ou avião). Lembramos que as tarifas do Flixbus para viagens em cima da hora chegam a ser equivalentes a outros meios de transporte. Então, se quer realmente economizar, reserve com antecedência.

Também utilizamos a companhia de ônibus RegioJet (veja nosso relato sobre ela aqui) durante nossa viagem pela Europa, e caso o preço da passagem por lá esteja o mesmo preço ou mais barato, prefira a RegioJet. Ônibus bem mais confortável e com atendimento muito melhor.

Você já viajou de Flixbus? Conta aí pra gente como foi sua experiência.