milhas_blog3

Como acumular mais milhas e viajar de graça? Um guia com dicas essenciais. (Multiplus, Smiles, Tudo Azul, Amigo e Livelo)


Dica 1 – Centralizar as milhas em um único programa

É mais vantajoso focar todas as milhas em um único programa, do que ficar com um pouquinho em cada um. Escolha o programa de milhas que mais se adequa a você, baseado no seu perfil de viagem e na região onde você mora. Veja, principalmente quais companhias tem mais voos saindo e chegando em sua região e nos aeroportos próximos.

Os principais programas brasileiros são:

Se você ainda não tem cadastro nesses programas, clique nos links acima e faça agora.

 


 

Dica 2 – Não esqueça de colocar o número do seu cadastro na hora do check-in ou da compra

Não esqueça de colocar seu código do programa para pontuar as milhas ao comprar a passagem pela internet ou ao fazer check in. Se você esquecer, calma, você ainda pode solicitar depois. Geralmente as companhias dão até 6 meses de prazo para você solicitar a pontuação de viagens já realizadas.

 

Exemplo de onde colocar o código do membro do Programa de Milhagem na compra da passagem na LaTam
Exemplo de onde colocar o código do membro do Programa de Milhagem na compra da passagem na LaTam

 

A maioria das companhias fazem parte de uma aliança internacional. Com isso, você pode pontuar na Multiplus, por exemplo, viajando pela American Airlines. Sempre verifique no site da companhia internacional de qual aliança ela participa. Caso você não viaje com frequência nessa companhia internacional, é mais vantagem transferir as milhas para o seu programa nacional, sempre lembrando da dica 1.

 


 

Dica 3 – Acumule milhas com as compras pela internet

Periodicamente precisamos comprar utensílios, eletrodomésticos ou presentes. O segredo é ter paciência e esperar o momento certo para pagar o mesmo preço do produto e ganhar uma viagem com as milhas. Cada programa de fidelidade tem as suas empresas parceiras e você pode ganhar milhas nas suas compras.

As pontuações são divulgadas nos sites dos programas de fidelidade e chegam, algumas vezes, a pagar até 12 milhas (pontos) por real gasto. Então o segredo é esperar esses períodos de alta nas conversões e comprar os produtos desejados.

Promoção 10 milhas por real para o Programa Multiplus
Promoção 10 milhas por real para o Programa Multiplus

Ex: Uma televisão de 3 mil reais, usando a cotação de 10 pontos por real gasto no site Ponto Frio (que aparece com frequência), se transforma em 30 mil milhas com a compra. (o suficiente para um trecho de ida e volta para alguns países da América do Sul).

Importante 1: Na maioria das vezes, dá pra conciliar as milhas gastas na compra com os bônus ganho no Clube de Milhagem. Caso tivéssemos o Clube Multiplus 10.000 no momento da compra do exemplo acima, ganharíamos mais 30% de milhas, ou seja, mais 9 mil milhas na compra da televisão.

Importante 2: Leia os regulamentos e as condições antes de fechar a compra, pois as vezes é necessário preencher um cadastro prévio e outras vezes apenas fornecer o CPF (ou código do cadastro do programa) em um momento específico da confirmação da compra. Caso esqueça de fazer isso, muito difícil conseguir reaver as milhas.

As promoções de pontos por real são divulgadas nos sites dos programas de milhagem e só são habilitadas pelo link que o site do programa disponibiliza. Quando a conversão for top, o instagram @decolagem.autorizada irá avisar através dos stories (então é bom nos seguir lá também).

 


 

Dica 4 – Pagamentos de boletos

Alguns bancos não cobram taxas para pagamento de boleto pelo cartão de crédito, mas a grande maioria cobra, o que termina não compensando o pagamento de boletos diretamente com a função crédito.

A dica é realizar o pagamento dos seus boletos utilizando o app do Mercado Pago, que não cobra nenhuma taxa para o pagamento de boletos normais através do cartão de crédito. Devido ao grande uso dessa função, há um limite de pagamentos por pessoa, que é definido para cada perfil de usuário. O que não impede de você criar uma conta para você e outra para sua esposa, por exemplo, e duplicar esse limite.

Pagamento de boletos via Mercado Pago
Pagamento de boletos via Mercado Pago

Mercado Pago: Baixe o App do Mercado Pago por esse link e ganhe R$ 5 de desconto no primeiro pagamento. Você poderá recarregar seu celular.

Basta baixar o App do Mercado Pago, clicando no link acima, se cadastrar, e depois inserir os dados do cartão de crédito. Há uma opção fácil para escanear o código dos boletos e pagar.

Transforme seus pagamentos recorrentes, como colégio dos filhos, mensalidade da internet, em milhas no cartão de crédito.

Ex.: Se seu cartão pontua 1.5 milhas a cada dólar gasto, e você realizar um pagamento mensal de R$ 1.000 em boletos via Mercado Pago, você poderá receber, no mínimo, 4.500 milhas no cartão de crédito. Você ainda pode aproveitar a próxima dica e transformar em até 9 mil milhas no programa de fidelidade.

 


 

Dica 5 – Aproveitar os bônus de transferências

Caso você tenha os pontos/milhas no cartão de crédito ou Livelo (por exemplo), o ideal é mais uma vez ter paciência e esperar os bônus de transferências. Em alguns períodos do ano, dependendo da parceria entre o programa de fidelidade e os bancos, você pode ganhar até 100% de bônus na transferência.

Ex.: Bônus de até 80% na transferência para o Tudo Azul a partir de 15 mil pontos. Ao transferir os 15 mil pontos, você receberá mais 12 mil pontos bônus, totalizando 27 mil milhas (o suficiente para uma viagem ida e volta para alguns lugares do Brasil).

Exemplo de bônus de transferência para o programa Tudo Azul
Exemplo de bônus de transferência para o programa Tudo Azul

Mais uma vez é bom prestar atenção no regulamento da promoção. Em algumas situações você deve se cadastrar em um hotsite antes de solicitar a transferência. Em outros casos, as milhas bônus tem uma validade de apenas 6 meses.

A melhor forma de acompanhar as promoções de bônus é pelo app dos programas de milhagem, pelas redes sociais dos programas ou dos stories do decolagem autorizada (siga-nos no instagram). Você também pode assinar a newsletter de cada programa e receber por e-mail.

Importante 1: Desabilite a transferência automática de milhas do seu cartão. Senão você perderá a oportunidade dos bônus das promoções.

Importante 2: Preste atenção na validade dos pontos do cartão de crédito. Ao transferir as milhas pro programa de fidelidade a validade começa a contar novamente. Mas cuidado para não perder a hora de transferir e perder pontos do cartão.

 


 

Dica 6 – Bônus dos Clubes de Milhagem

A maioria dos programas de fidelidade oferece clube de milhagem, onde, através de um pagamento mensal, você recebe uma quantidade X de milhas. Geralmente a proporção real pago / milha ganha do clube não compensa, mas as taxas de bonificação ao transferir milhas para quem tem clube são bem atrativas.

Ex: O Clube Multiplus oferece até 30% de bônus para cada transferência ou ganho de milhas com os parceiros. Caso tivéssemos o Clube 10.000 no momento da compra do exemplo da dica 3, ganharíamos mais 30% de milhas, ou seja, mais 9 mil milhas na compra da televisão. Excelente.

Exemplo dos bônus de transferência do Clube Multiplus
Exemplo dos bônus de transferência do Clube Multiplus

Ex. 2: O Clube Smiles, no momento da escrita deste post, estava dando uma bonificação de 75% em cima das milhas transferidas para quem fosse do Clube Smiles. Uma excelente bonificação.

Exemplo de bônus de transferência do Clube Smiles
Exemplo de bônus de transferência do Clube Smiles

Às vezes, dependendo do montante de pontos que serão transferidos, vale até se cadastrar no Clube, pagar um mês, realizar a transferência, ganhar o bônus e depois sair do Clube. Tenha certeza que você não estará fazendo nada de errado e o programa de fidelidade não estará perdendo dinheiro.

Mais uma vez é bom ficar atento aos regulamentos. Alguns clubes só deixam você entrar e depois cancelar o clube até 2 vezes por semestre, já se precavendo da dica acima.

 


 

Dica 7 – Não tenha o Cartão de Crédito do Programa de Fidelidade

Os cartões de crédito do Multiplus e/ou Smiles, ou semelhantes, que pontuam diretamente no programa de fidelidade, na maioria das vezes não valem a pena, pois você perde todos os benefícios das promoções de bônus de transferência e ganho com parceiros ditos anteriormente.

Verifique com seu banco o cartão de crédito apropriado para você, que mais pontua, e centralize as compras nele. É sabido que quanto mais se gasta no cartão, mais o limite aumenta e assim vai. Utilize esse cartão para pagar os boletos ditos na dica 4.

Cartões Caixa e quantidade de pontos por dólar gasto
Cartões Caixa e quantidade de pontos por dólar gasto

Importante 1: Se houver essa opção, escolha o cartão de crédito que dá direito a seguro viagem e seguro de locação de veículos, como Platinum, Infinite, Black ou superiores. Uma economia a mais nas futuras viagens. Mas lembre sempre de usar esse cartão na hora de comprar as passagens ou pagar as taxas (caso compre a passagem com milhas).

Importante 2: Desabilite a transferência automática de milhas do seu cartão. Senão você perderá a oportunidade dos bônus das promoções. (Já foi avisado, mas não custa nada avisar novamente).

 


 

Dica 8 – Completar as milhas com Km de Vantagens e Shell Box

No programa Km de Vantagens, do Posto Ipiranga, você pode acumular pontos ao abastecer o carro e depois solicitar a transferência de pontos para o programa Multiplus. Geralmente é cobrado uma taxa para a transferência, o que muitas vezes compensa apenas para pequenas transferências, ou se você tiver pelo menos 10 mil pontos no Km de vantagem ( nesse caso a taxa é pequena).

Transferência Km de Vantagens para Multiplus e valor da Taxa
Transferência Km de Vantagens para Multiplus e valor da Taxa

Para quem acumula no Smiles, há o app Shell Box, em parceria com o Smiles, onde cada litro de gasolina comum se transforma em um 1 ponto Shell, e cada litro da gasolina aditivada se transforma em 2 pontos Shell. Cada ponto Shell se converte em 1 milha Smiles (até o presente momento, não era cobrada taxa de transferência). Há ainda promoções, de vez em quando, onde cada litro de gasolina pode acumular até 10 pontos Shell.

Transferência do Shell Box para Smiles
Transferência do Shell Box para Smiles

Há ainda o Premmia, da Petrobrás, que transfere pontos para o programa Tudo Azul, onde a cada 1 real gasto, você pode acumular até 4 pontos Premmia que se converte em 2 pontos Tudo Azul. Uma pena que há um limite de transferência de 5 mil milhas Tudo Azul por semestre.

Transferência do Premmia para o Tudo Azul
Transferência do Premmia para o Tudo Azul

 


 

Dica 9 –  Ganhar pontos ao reservar Hóteis e AirBnb

Ao reservar os hotéis através dos sites dos programas de milhagem, como Multiplus (https://www.pontosmultiplus.com.br/junte/busca?Dy=1&Nty=1&Ntt=hotel-&s_icid=homepage-categ-hoteispousadas-20180530-deslogado-institucional ), Smiles ( https://hoteis.smiles.com.br) , e  TudoAzul (https://reservas.tudoazul.com/) , você pode acumular mais milhas

Parcerias reservas de hotéis com o programa Multiplus
Parcerias reservas de hotéis com o programa Multiplus

 

Reservas de hotéis com o programa Tudo Azul
Reservas de hotéis com o programa Tudo Azul

Importante: Sempre compare os preços das diárias através dos hotsites dos programas de milhagem com o preço da diária do hotel em sites de comparações de diárias como Trivago (www.trivago.com.br) e SkyScanner (www.skyscanner.com.br ). Às vezes o preço fica um pouco mais caro que a concorrência e compensa mais reservar sem receber as milhas.

 


Aproveite e escolha seu hotel utilizando a caixa de pesquisa abaixo e nos ajude a manter o blog funcionando.



Booking.com

 

Reserve um carro utilizando a caixa de pequisa abaixo, parcele em até 12 vezes sem juros e sem IOF:

 

 

2 thoughts to “Como acumular mais milhas e viajar de graça? Um guia com dicas essenciais. (Multiplus, Smiles, Tudo Azul, Amigo e Livelo)”

    1. Olá Paulo,

      Para o meu perfil, que saio do Nordeste, os mais vantajosos são o Multiplus e o Smiles. Eu, pessoalmente, centralizo o acumulo no Multiplus (mesmo sendo o que tem menos promoções de bônus nas transferências), pois se consegue, com certa frequência trechos Nacionais com 10 mil milhas, trechos na América do Sul a partir de 15 mil milhas e para Europa a partir de 30 mil milhas, saindo do Nordeste, como mostra o post: http://decolagemautorizada.com.br/2018/07/27/extra-33-mil-milhas-multiplus-para-italia-saindo-do-nordeste/. Ainda falando de saída do Nordeste, a Smiles também tem para vários destinos da América do Sul, trechos por 20 mil milhas, e Nacionais com 10 mil milhas, com frequência.

      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *