FOTO_CAPA_KUALA_LUMPUR

Stopover em Kuala Lumpur – Roteiro de 1 dia na Malásia

Roteiro do Dia

1. Batu Caves
2. Ramayana Cave
3. Petronas Twin Towers

Kuala Lumpur, na Malásia, é o hub da companhia AirAsia em todo o Sudeste Asiático. Caso você esteja voando pela companhia entre a Tailândia, Singapura , Malásia, Indonésia ou entre outros países da região, a probabilidade de você fazer uma conexão em Kuala Lumpur é gigante. E já que vai parar lá, por que não aproveitar e realizar um stopover? Foi o que fizemos. Estávamos indo do Krabi, na Tailândia, para Bali, na Indonésia e fizemos uma conexão em Kuala Lumpur.

O que é Stopover? é a possibilidade de desembarcar no aeroporto de alguma conexão e ficar alguns dias ou horas na cidade até que seja possível seguir para o destino final, isso sem nenhum custo extra, dependendo da companhia aérea.

Nosso stopover em Kuala Lumpur foi de 12 horas. O suficiente para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

O aeroporto de Kuala Lumpur (KLIA), considerado um dos melhores do mundo, fica distante 50 km do centro da cidade. Você pode ir ao centro da cidade de 3 formas: de trem rápido, chamado KLIA Ekspres (se escreve assim mesmo), de ônibus ou de táxi.

Como tínhamos pouco tempo, decidimos pegar o KLIA Ekspres, que realiza o trajeto do aeroporto até a estação de metrô KL Sentral em apenas 28 minutos. O preço do bilhete do trem é caro, 55 Ringgits (50 reais) apenas ida, ou 100 Ringgits (92 reais) o bilhete de ida e volta.

Placa de Proibido Beijar no Metrô de Kuala Lumpur
Placa de Proibido Beijar no Metrô de Kuala Lumpur

Batu Caves

Descemos na estação KL Sentral e pegamos a linha azul em direção a estação Batu Caves (8 paradas da KL Sentral). A estação Batu Caves fica a 200 metros do templo hindu. De longe você já consegue ver a imponente estátua dourada de Murugan, com 42,7 metros de altura (estátua mais alta do Lord Murugan no mundo). Para você comparar, a estátua é maior que o Cristo Redentor.

Estátua de Murugan na entrada da Batu Caves
Estátua de Murugan na entrada da Batu Caves

O Batu Caves é o mais importante santuário hindus fora da Índia, dedicado ao Lord Murugan. É uma colina de calcário, que tem uma série de cavernas e templos, localizado no distrito de Gombak, a 13 km ao norte de Kuala Lumpur. Leva o nome do Rio Batu, que passa pela colina. O complexo de templos Batu Caves consiste em três cavernas principais (Temple Cave, Dark Cave e Art Gallery Cave) e algumas menores. O maior, conhecido como Temple Cave , tem um teto muito alto de 100 metros e possui santuários hindus ornamentados. Para chegar lá, os visitantes devem subir uma escada com 272 degraus. Ao longo da subida, você pode parar para descansar, e apreciar a vista da cidade de Kuala Lumpur.

Vista da escada da Batu Caves, com estátua e cidade ao fundo
Vista da escada da Batu Caves, com estátua e cidade ao fundo

 

Interior da Batu Caves
Interior da Batu Caves

O Batu Caves é um lugar sagrado para a fé hindu e há um código de vestimenta apropriada para entrar no Templo. Não se pode usar camisa regata ou camiseta que mostre os ombros. Não se pode usar bermudas, saias curtas ou mini saias. Caso você seja barrado por conta disso, não se preocupe, você pode alugar um sarong nas escadas antes de entrar no templo, pagando 5 ringgits. Na saída, quando você devolver o sarong, você recebe 2 ringgits de volta.

O Sarong é um tecido retangular e é enrolado na cintura, como uma espécie de saia, e vai até o calcanhar. Muito parecido com uma canga de praia.

Escada da Batu Caves. Detalhe para o uso do Sarong.
Escada da Batu Caves. Detalhe para o uso do Sarong.

Cuidado: Os Macacos são animais sagrados para os hindus, e eles estão espalhados por toda a região do templo. Muito cuidado com seus pertences, como óculos, celulares, carteiras e principalmente comida. Os macacos pegam mesmo, eles não tem medo das pessoas, e você vai suar bastante para conseguir seus pertences de volta, se conseguir.  

Macacos na Batu Caves. Cuidado.
Macacos na Batu Caves comendo o lanche de alguém. Cuidado.

Ramayana Cave

Após descer as escadas, fomo visitar a Ramayana Cave, que está a esquerda das escadas da Batu Caves. No caminho para a Ramayana Cave, você logo encontra uma estátua de Hanuman com 15 metros de altura e um templo dedicado a ele, o nobre macaco e ajudante de Rama. A entrada para a caverna custa 5 Ringgits.

Estátua de Hanuman. Fonte: malaysiahanuman.com
Estátua de Hanuman. Fonte: malaysiahanuman.com

 

Entrada da Ramayana Cave
Entrada da Ramayana Cave

A Ramayana Cave retrata a história da vida de Rama na ordem cronológica. A caverna é bem iluminada e permite que os visitantes caminhem com tranquilidade apreciando as representações ao longo das paredes irregulares da caverna.

Interior da Ramayana Cave
Interior da Ramayana Cave

 

Interior da Ramayana Cave
Interior da Ramayana Cave

Petronas Twin Towers

Após a visita ao complexo da Batu Caves, pegamos o metrô, com baldeação na estação KL Sentral, em direção à KLCC Station, a estação de metrô que fica dentro do shopping KLCC, que por sua vez fica dentro das torres Petronas.

As Petronas Twin Towers (torres gêmeas da Petronas) em Kuala Lumpur, Malásia, foram os maiores edifícios do mundo entre 1998 e 2003. As Torres Gêmeas, construídas para abrigar a sede da Petronas, a companhia nacional de petróleo da Malásia, com 88 andares, foi projetada pelo arquiteto americano nascido na Argentina Cesar Pelli.

Petronas Towers
Petronas Towers

As torres são belíssimas e em uma das saídas principais, existem dois carros de fórmula 1 da equipe Mercedes pendurados no teto. A Petronas é o patrocinador principal da equipe. Na praça em frente às torres, ótimo lugar para tirar fotos, há vários ambulantes vendendo pau de selfie e lentes que ampliam a foto para smartphones, essenciais para conseguir tirar foto das torres completas.

Carros de Fórmula 1 na Petronas Towers
Carros de Fórmula 1 na Petronas Towers

Passeamos dentro do shopping, lanchamos e fizemos o mesmo trajeto de volta para o aeroporto.

Nosso stopover em Kuala Lumpur foi excelente. Deu pra sentir o gostinho do país e sua forte cultura.

A nossa próxima parada dessa viagem foi Bali, na Indonésia.

Aproveite e escolha seu hotel na Itália utilizando a caixa de pesquisa abaixo e nos ajude a manter o blog funcionando.



Booking.com

 

Reserve um carro utilizando a caixa de pequisa abaixo